COSERN INVESTIU R$ 359 MILHÕES NO SISTEMA ELÉTRICO POTIGUAR EM 2020 – 10% A MAIS DO QUE EM 2019

Gelo Camelo
Foto: Subestação Eletrica Itajá, Canindé Soares/Cosern/divulgação

A Cosern, empresa da Neoenergia, investiu R$ 359 milhões no sistema elétrico do Rio Grande do Norte em 2020 – um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Esse e outros números relativos aos investimentos da concessionária potiguar estão no balanço anual da empresa divulgado em fevereiro.

Para Márcio Caires Vasconcelos, Diretor-presidente da Cosern, 2020 certamente está entre os anos mais desafiadores que a empresa já enfrentou. “O novo Coronavírus colocou diante de nós um cenário que nos obrigou a realizar adaptações muito rapidamente: o teletrabalho se consolidou como uma realidade para os times administrativos e nossas equipes da linha de frente seguiram garantindo a prestação do serviço de distribuição de energia, com todos os cuidados necessários para o enfrentamento da pandemia, atendendo a sociedade de forma geral e com atenção especial para unidades essenciais, como, hospitais e postos de saúde”, destaca Márcio Caires.

Entre os destaques dos investimentos da Cosern no ano passado estão a inauguração, em julho, da Subestação Itajá, na região Central, ampliando a oferta de energia para 100 mil potiguares em Itajá, Ipanguaçu, São Rafael, Angicos e Assú e a Subestação Jandaíra, na Região do Mato Grande, em dezembro, beneficiando 50 mil potiguares nos municípios de Jandaíra, Galinhos, Caiçara do Norte e João Câmara.

No total, a Cosern possui 72 centrais de distribuição desse tipo em todo estado – além de mais três subestações móveis. Todas são dotadas de equipamentos de alta tecnologia de automação que possibilitam a operação e o monitoramento on-line e à distância pelo Centro de Operação Integrada (COI) da Cosern, localizado no Edifício-Sede, em Natal.

Em 2020, foram construídos 750 novos quilômetros de redes de média e baixa tensão, 42 quilômetros de redes de alta tensão e instalados 269 equipamentos telecomandados na rede elétrica em todo estado, totalizando 1.407 equipamentos desse tipo, dotados de uma tecnologia chamada de “Self-Healing” (auto reconfiguração, em inglês), que permite o restabelecimento automático do fornecimento de energia após um defeito.

Ao todo, a distribuidora possui 58.291 quilômetros de rede elétrica. Numa comparação, seria possível dar quase uma volta e meia na circunferência do planeta Terra com essa extensão de fios e cabos da Cosern, utilizados para levar energia elétrica a todos os potiguares.

O resultado desses investimentos em infraestrutura e tecnologia pôde ser percebido pelo consumidor na melhoria constante do serviço prestado pela Cosern, que encerrou mais um ano enquadrada nos parâmetros regulatórios de qualidade estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No geral, em média, os potiguares tiveram energia elétrica disponível durante 99,99% de todas as 8.760 horas do ano. As eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica foram cada vez mais raras e, quando aconteceram, foram restabelecidas cada vez mais rápido.

Outros destaques importantes de 2020
Ao longo do ano, a Cosern intensificou as ações de combate às irregularidades (fraudes e furtos) de energia por meio da “Operação Varredura”, realizada em todo o estado com apoio das polícias civil e militar. Foram realizadas 23 ações policiais de combate ao furto de energia, recuperando mais de 2 GWh de energia (volume suficiente para abastecer, por exemplo, os municípios de Grossos ou de Monte Alegre por 30 dias).

O consumo residencial apresentou aumento de 6,1% em relação a 2019, motivados principalmente pelas altas temperaturas registradas nos últimos meses, pelo crescimento da base de clientes e pelo aumento do home-office e do isolamento social imposto pela Covid-19).

A energia injetada pela Cosern ao longo de 2020 foi de 6.350 GWh, volume 1,2% inferior a 2019, ainda impactada pelos efeitos da Covid-19 na atividade econômica, sobretudo no segundo trimestre do ano passado.

A Cosern encerrou o ano de 2020 com 1.494 mil consumidores, que corresponde ao incremento de 1,2%, equivalente a 18 mil novos consumidores em relação a 2019. Em 2020, a Cosern fez um trabalho proativo de cadastro dos beneficiários de programas sociais do Governo Federal que tem direito à tarifa social de energia elétrica e encerrou o ano com 347 mil clientes nessa categoria – um aumento de 19,7% em relação ao ano passado.  

Em 2020, a Cosern realizou a substituição de 57.225 lâmpadas ineficientes por LED em 107 prédios públicos no Rio Grande do Norte. A ação aconteceu por meio dos programas de Eficientização de Prédios Públicos e Energia com Cidadania, dentro do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela Aneel. A estimativa é que a ação promove uma economia média de 40% no consumo de energia no sistema de iluminação de escolas municipais, estaduais e federais, hospitais, UPAs, delegacias, batalhões de polícia e ONGs. Outro programa importante foi o Energia com Cidadania, que ao longo do ano substituiu 31.730 lâmpadas ineficientes por LED em 30 municípios potiguares, beneficiando 7.465 clientes.

Ainda na área de Eficiência Energética, em novembro a Cosern doou 20 respiradores ao Governo do Estado para serem usados nos hospitais Giselda Trigueiro e João Machado, em Natal, e no Tarcísio Maia, em Mossoró. Na semana passada, a concessionária deu início à entrega de 95 refrigeradores científicos para armazenamento de vacinas que estão sendo doados aos municípios potiguares com IDHM de até 0,61 e ao Governo do Estado.

Responsabilidade social e combate à covid-19
Outro destaque importante, ao longo do ano de 2020, foi o apoio dado pela Cosern aos projetos de responsabilidade social e ao combate à covid-19.

Por meio do Instituto Neoenergia e da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, a Cosern patrocinou 17 projetos com o edital Transformando Energia em Cultura – o mais importante de fomento à cultura no estado – que, com muita criatividade e transformação digital, adaptou suas atividades para não parar e manter seu propósito em levar arte, conhecimento e entretenimento a todas as regiões do estado.

No tocante ao incentivo à igualdade de gênero, um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU dos quais a Cosern e a Neoenergia são signatários, a concessionária passou a contar com 16 mulheres no seu quadro de eletricistas de rede em setembro. O ingresso das novas profissionais numa atividade até então ocupada majoritariamente por homens no Rio Grande do Norte é resultado do sucesso da Escola de Eletricistas da Cosern, uma iniciativa do Grupo Neoenergia realizada em parceria com o Senai.

Parte importante da cultura da Cosern, o incentivo ao voluntariado teve destaque em 2020 também durante a pandemia da Covid-19. Com o suporte do Transforma Brasil, a distribuidora potiguar incentivou as doações para ajudar as famílias mais impactadas.37 Idosas do Lar da Vovozinha, em Natal, recebem 60 cartas com palavras de afeto e de motivação de colaboradores da Cosern e da Neoenergia, que também se mobilizaram para doar cestas básicas e produtos de higiene. Ao todo, em todo Grupo Neoenergia, a mobilização chegou a cerca de 100 ações e 1.800 participações de colaboradores e seus familiares em todo o Brasil. O programa apoiou mais de 90 Instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *