“Já estamos finalizando o mês de outubro e só foram pagos 18% das emendas impositivas que destinei neste ano dentro do orçamento. É preciso que o Governo do Estado me dê uma previsão para cumprir com o que é exigido por lei”. Com essa declaração, a deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) cobrou em plenário nesta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa, o pagamento das emendas impositivas ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
A parlamentar ainda manifestou preocupação com o atraso no pagamento, pois a maioria das emendas é destinada para aplicação na área da saúde nos municípios potiguares. “60% das emendas que destinei são voltadas para a manutenção, reformas e aquisição para a saúde pública nos municípios, além da destinação de recursos para hospitais de referência como o Varela Santiago, em Natal; a maternidade Guiomar Fernandes, em Alexandria; e as ações do Grupo Reviver na prevenção do câncer de mama. Quando o governo deixa de pagar as emendas os maiores prejudicados são os municípios e essas instituições. Dessa forma o governo vira as costas para a população”, frisou Cristiane.
A deputada finalizou cobrando do governo a previsão de pagamento. “É preciso que o governo tenha responsabilidade. Tem deputados aqui já receberam quase 100% das emendas. É preciso dar uma previsão de pagamento para quem mais precisa e não deixar restos a pagar para 2025”, cobrou.