
Cumprindo agenda na capital federal, a deputada estadual e Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Cristiane Dantas, participa nesta terça-feira (25) do V Encontro de Procuradoras da Mulher no Legislativo, realizado pela Câmara dos Deputados.
O evento reúne vereadoras, deputadas estaduais, deputadas federais e senadoras que integram a Rede Nacional de Procuradoras da Mulher, iniciativa voltada ao fortalecimento e à articulação de órgãos dedicados à defesa feminina no Legislativo.
Ao longo do dia são debatidos temas como a violência política, a autonomia econômica e cooperação institucional entre órgãos públicos e privados, a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento das procuradorias da Mulher.
Dentro da programação, que transcorre até o início da noite desta terça, Cristiane Dantas integrou, no início da tarde, o painel que debateu o tema “Cooperação entre os Órgãos e Trabalho em Rede”, com mediação da deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) onde relatou o trabalho de interiorização da ProMulher no Rio Grande do Norte.
“Desde a implantação em agosto de 2023 temos realizado um trabalho intenso para a interiorização desse órgão nas Câmaras Municipais, onde já foram implantadas 18 Procuradorias e estamos em processo de implantação de mais 40. Nós, na Assembleia Legislativa, apresentamos o nosso modelo de trabalho e realizamos capacitação para que as câmaras repliquem isso. Temos uma procura diária dos legisladores municipais”, informou.
Na ocasião, a deputada Cristiane também ressaltou os termos de cooperação técnica firmados pela Assembleia Legislativa com a Defensoria Pública do Estado e com o Ministério Público do Estado. “Isso tem sido muito importante no acolhimento das mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade, conferindo segurança jurídica no acompanhamento de processos na esfera judicial”, frisou.
Para a Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa, o encontro reforça a troca de experiências entre as legisladoras. “É um momento de integração muito importante com as Procuradorias da Mulher de todo País. Estamos aqui representando o Rio Grande do Norte e destacando o trabalho que temos realizado em quase dois anos de atuação da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa. É um aprendizado significativo para replicarmos algumas experiências no nosso estado”, avalia Cristiane Dantas.