Fez o L ou não fez?

Bazar Flor de Lis

A Petrobrás divulgou uma nota em seu site hoje, 08 de agosto, na qual diz esclarecer notícias divulgadas sobre investimentos. Eu li a nota, mas confesso minha ignorância. Não entendi nada. Ainda estou achando que a companhia fez o L para cima dos investidores ao diminuir de 60% para 45% a remuneração em relação ao fluxo de caixa.

Veja aí a nota e se entender, me explique:

“A Petrobras,  conforme divulgado ao mercado em 01/06/2023, informa que o Plano Estratégico 2024-2028 terá como direcionador, dentre outros, a previsão de CAPEX de baixo carbono para a faixa entre 6% e 15% do CAPEX total para os cinco primeiros anos do novo Plano, em observância às práticas de governança vigentes, ao compromisso com a geração de valor e à sustentabilidade financeira de longo prazo da Companhia.

Esse direcionador está alinhado com os elementos estratégicos que deverão constar no plano, permitindo que a Companhia (i) atue em negócios de baixo carbono, diversificando o portfólio de forma rentável e promovendo a perenização da Petrobras; (ii) atue nos nossos negócios de forma íntegra e sustentável com  segurança, buscando emissões decrescentes, promovendo a diversidade e o desenvolvimento social, contribuindo para uma transição energética justa e para a formação de especialistas em sustentabilidade; e (iii) busque a inovação para gerar valor para o negócio, suportando a excelência operacional e viabilizando soluções em novas energias e descarbonização.

A Companhia reforça que os investimentos devem ser financiados pelo fluxo de caixa operacional, em níveis equivalentes às companhias congêneres, e preferencialmente por meio de parcerias que permitam compartilhar riscos e expertise, e devem buscar o retorno do investimento, redução do custo de capital, fortalecimento da Petrobras como uma empresa de energia integrada, maximizando o valor da Companhia.

Importante destacar que eventuais aumentos no CAPEX no Plano Estratégico 2024-28 da Companhia deverão, dentro da governança estabelecida na Companhia, passar pelos processos de planejamento e aprovação previstos nas sistemáticas aplicáveis, tendo sua viabilidade técnica e econômica demonstrada.”

Veja a nota lá no site da Petrobras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *