A notícia está no portal Metrópoles. É só ir lá e conferir.
O fato de o reajuste da tabela do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) ter ficado de fora da peça orçamentária de 2025 indica que presidente Lula (PT) não pretende cumprir a promessa de campanha de reajustar a tabela do IRPF neste mandato, diz a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Nacional).
Na campanha presidencial de 2022, Lula prometeu isentar de IR trabalhadores que ganham até R$ 5 mil. O petista reforçou a proposta já no Palácio do Planalto, em janeiro de 2023, quando disse querer “construir” a possibilidade de isentar do Imposto de Renda todos os trabalhadores que recebem até R$ 5 mil. Em maio de 2024, ele reafirmou a promessa.
No entanto, a proposta orçamentária de 2025 não prevê os ajustes adicionais na tabela, o que levanta dúvidas sobre a viabilidade de cumprir a promessa até o final do atual mandato, em 2026. A associação alega que “está nas entrelinhas” da recente proposta orçamentária para 2025 que a promessa não será cumprida.