Depois de uma espera de mais de três anos, um grupo de 50 pequenos produtores de camarão com empreendimentos instalados na Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíras, em Tibau do Sul e outros cinco municípios, vão receber as licenças ambientais do sistema de produção por meio online.
Isso é resultado de uma parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) e outras instituições, que ofertaram consultoria para os empreendedores conquistarem essa documentação, imprescindível no momento atual para ter acesso a crédito, financiamento e suporte financeiro para diminuir os impactos causados pelo combate ao coronavírus. As licenças estão sendo entregues aos produtores, instalados na área.
A licença ambiental é instrumento que possibilitará a regularização e fortalecimento da atividade da carcinicultura na região. Além de cumprir normas ambientais vigentes, o licenciamento é uma das condicionantes exigidas pelas instituições financeiras para a concessão de crédito. “O Sebrae vinha trabalhando junto ao Idema e parceiros, para agilizar o processo e simplificar as análises para liberar o quanto antes as licenças desses pequenos produtores de camarão. Esse licenciamento será fundamental para obter recursos, fortalecer seu negócio e para enfrentar essa crise no momento em que houver o crédito”, diz o diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio
Com informações do Sebrae RN