Prefeitura de Parnamirim informa sobre risco de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos

Gelo Camelo

A Vigilância Sanitária de Parnamirim informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos. O motivo da decisão foi a notificação de quase 800 casos de intoxicação relacionada a esse tipo de cosmético (cerca de 35 marcas de produtos). Mais de 95% das pessoas com problema buscaram atendimento médico em função de eventos adversos, como ceratites, dores e ardências oculares, hiperemia, sensação de corpo estranho nos olhos e até cegueira temporária.

O município orienta que qualquer efeito indesejável que possa ser relacionado ao uso desse tipo de produto ou de outros cosméticos seja rapidamente notificado à Anvisa através do link https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas.

A Vigilância Sanitária de Parnamirim informa ainda que os casos de estabelecimentos que insistam na comercialização de pomadas modeladoras devem ser denunciados junto ao órgão de controle municipal ligando para o 3644-8175. De acordo com a Anvisa, a investigação para identificar a causa do problema está em andamento. Até a conclusão dos trabalhos – e para evitar maiores danos – , a proibição da comercialização segue em vigor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *