QUEM É ERIBALDO LIMA?

Gelo Camelo
Leia a minha história aí no seu celular

O prefeito Eribaldo Lima é um vencedor. Começou a vida na roça, vendeu água de cisterna para ganhar dinheiro quando era menino e hoje é empresário bem sucedido e chefe do poder Executivo Municipal.

Eribaldo nasceu no ano de 1958, no sítio Macaça, aproximadamente 12 km de distância da sede do município de São José de Campestre, rica região do Agreste Potiguar.

É casado há 36 anos com a servidora pública Maria das Graças de Medeiros Lima e tem uma filha de 28 anos que mora na Alemanha.

Atualmente com 66 anos, ele já completou a idade de se aposentar, embora essa decisão ainda nem passe pela sua cabeça. Ativo, falante e alegre, Eribaldo gosta de trabalhar e de viver a vida.

Desde menino ele entendeu que a oportunidade não é só algo que às vezes cai do céu ou passa na frente da gente, como um cavalo selado. A oportunidade também pode ser construída. Por isso, sempre foi dinâmico empreendedor.

Atualmente, com essa vida moderna que a gente leva, muita gente não se lembra ou nem sabe como era a época passada. As secas que atacavam o sertão maltratavam muito as pessoas e para conseguir água as famílias precisavam carregar baldes e latas nos ombros, pendurados nas pontas, amarrados em um pedaço de pau.

Uma luta.

Por isso, quando era pequeno, quase criança ainda, Eribaldo vendia água.

Ele trabalhava numa casa que tinha uma cisterna e dessa cisterna saía a água que salvava muita gente. As pessoas vinham cedo buscar o que era preciso para tomar banho e movimentar a cozinha.

FAMÍLIA:
Eribaldo é filho do agricultor Manoel de Lima, que também foi coordenador da Secretaria de Educação de Campestre; e da costureira e vereadora Dulce Nascimento Lima, um fenômeno da política de Campestre que exerceu 7 mandatos na Câmara Municipal.

Os dois já são falecidos.

“Minha vida seria muito melhor se mamãe ainda estivesse aqui”, desabafa o prefeito, com saudades.

Católico, batizado na igreja matriz de Campestre, a primeira e única escola na qual ele estudou foi a Belmira Lara, mas teve que largar os estudos para trabalhar. Com esforço, fez supletivo em Natal e conseguiu concluir os estudos.

EMPREGOS:
Aos 18 anos Eribaldo conseguiu seu primeiro emprego formal. Foi motorista de caminhão da Urbana e acordava cedo para cumprir a rota levando os garis pelos vários bairros da capital. Dois anos mais tarde, virou motorista do secretário de obras de Natal e dentro da Secretaria de Obras foi crescendo até exercer a função de supervisor administrativo.

Mesmo empregado no setor público, Eribaldo sempre se movimentou também na iniciativa privada. Tanto que pediu licença da Prefeitura de Natal para ser gerente de uma cerâmica em Assú, onde trabalhou por 04 anos até voltar para Natal.

Hoje, além de servidor público da Prefeitura de Natal – licenciado por causa do mandato de prefeito em São José do Campestre – ele também é empresário do setor de transportes e da construção civil.

POLÍTICA:
A política sempre fez parte da vida de Eribaldo. Além de ser filho de uma das vereadoras históricas do município, o irmão dele, José Ney de Lima, foi vereador por dois mandatos até passar o bastão para a esposa, Célia de Zé Ney (cunhada de Eribaldo) que atualmente exerce mandato na Câmara Municipal.

Em 2018, concorrendo a vice-prefeito em eleição suplementar, Eribaldo foi eleito pela primeira vez. E em 2020, ao disputar a reeleição, foi eleito de novo.

Atualmente cumpre mandato de prefeito municipal de São José de Campestre desde o mês de abril de 2023, quando assumiu o cargo com o falecimento abrupto do seu companheiro de chapa de 2020, Neném Borges.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *