Jean Francisco Dantas da Silva nasceu em 1974, na Avenida Bernardo Vieira, (atualmente chamada de Nevaldo Rocha) no tradicional bairro de Lagoa Seca, em Natal, e conhece bem a rotina da vida da capital potiguar. Jean estudou em várias escolas diferentes e teve vários empregos, por isso, tem a experiência de quem frequentou muitos lugares e conheceu pessoas diferentes.
A casa da família dele ficava na calçada próxima ao Colégio Cônego Monte, quase na esquina da Bernardo Vieira com Jaguarari, um dos cruzamentos mais acessados do trânsito da cidade.
Filho de servidor público e de uma costureira da Guararapes, Jean estudou a maior parte da vida em escolas públicas de Natal: começou na escola Cônego Monte, depois foi para a Escola Estadual Nestor Lima da Rua São José, Escola Municipal Juvenal Lamartine na Av. 4. mais tarde migrou para a Escola Estadual Tiradentes, vizinho ao Corpo de Bombeiros; e próximo à conclusão do ensino médio frequentou o colégio Expansivo da Bernardo Vieira, finalizando no IEC – Instituto de Ensino e Cultura, na Avenida Deodoro com Rua Apodi, onde se formou técnico de enfermagem.
A profissão de técnico de enfermagem fez com que ele direcionasse esforços para a área de saúde e graças a isso Jean passou em um concurso, sendo hoje servidor público. Mas, antes da aprovação no concurso ele percorreu um longo caminho, pois começou a trabalhar bem cedo, aos 14 anos.
O primeiro emprego foi em uma loja de piscinas na Bernardo Vieira. Depois foi trabalhar de contínuo em uma transportadora, até chegar a idade de servir ao Exército no 7º Batalhão de Engenharia de Combate em Nova Descoberta, onde passou 04 anos e atuou no Pelotão de Operações Especiais.
Ao sair das Forças Armadas, Jean montou um transporte alternativo, foi vendedor de loja, frentista e gerente de posto de gasolina; trabalhou também no banco Panamericano e como funcionário de uma loja de colchões onde também chegou a gerenciar.
Dentro da área de técnico de enfermagem ele fez especializações. Graças a essas especializações se tornou instrumentalizador cirúrgico. Tem experiência com urgência e emergência, colonoscopia e endoscopia. Atualmente, além de servidor público, ele também é prestador de serviços graças a essas especializações, participa de equipe de vários médicos de Natal.
Atuando na área de saúde Jean percebeu que muitas pessoas estão vivendo mal em Natal e parte do problema delas vem da ineficiência da máquina pública. “Eu gosto de ajudar as pessoas quando posso e vejo que muitas das coisas que elas precisam estão ali já no serviço público, mas por algum motivo a produtividade da máquina pública é baixa e o serviço não chega direito na ponta. Parte desses problemas está na política, na escolha dos representantes. Então, ao invés de votar nos outros, eu acho que a gente, pessoas como eu que sempre batalharam na vida, precisam participar mais da política. E para participar o melhor jeito é ser candidato”.
Filiado ao partido Solidariedade, Jean Dantas é pré-candidato a vereador de Natal em 2024.
Ótimo dia meu veriador