Em 2021, Brasil tinha 13,2 milhões de microempreendedores individuais (MEIs)

Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

As Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais do IBGE revelam que, em 2021, havia 13,2 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil. Esse número corresponde a 69,7% do total de empresas e outras organizações e a 19,2% do total de ocupados formais, já incluindo os MEIs. Houve altas ante 2019, quando o país tinha 9,6 milhões de MEIs, ou 64,7% do total de empresas e outras organizações e 15,2% do total de ocupados formais. Considera-se total de ocupados formais a soma do número de MEIs, seus empregados e o pessoal ocupado do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE.

Realizado pela primeira vez no IBGE, este levantamento recebe a classificação de Estatística Experimental e foi feito exclusivamente a partir de diferentes fontes de registros administrativos. “Os MEIs têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho formal do país, mostrando uma crescente evolução. A maior parte deles está concentrada na Região Sudeste”, explica Thiego Ferreira, gerente da pesquisa.

IBGE

Gelo Camelo

Número de óbitos bateu recorde no Brasil em 2021

O número de óbitos cresceu 18,0% em 2021, cerca de 273 mil mortes a mais do que em 2020, totalizando aproximadamente 1,8 milhão e atingindo novo recorde na série: foi o maior número absoluto e a maior variação percentual ante o ano anterior, desde 1974.

Já o número de nascimentos caiu 1,6%, uma redução de cerca de 43 mil nascimentos, ficando próximo aos 2,6 milhões. Nível mais baixo da série, considerando os dados a partir de 2003, quando houve uma mudança metodológica no indicador. As informações integram as Estatísticas do Registro Civil, divulgadas hoje (16) pelo IBGE, que trazem também dados sobre casamentos e divórcios.

IBGE

Bazar Flor de Lis

PIB cresce 4,6% em 2021 e fecha o ano em R$ 8,7 trilhões

O PIB do Brasil em 2021 cresceu 4,6% ante o ano anterior. Houve aumento de 4,3% no Valor Adicionado a preços básicos e de 6,4% no volume dos Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios.

O resultado do Valor Adicionado nesta comparação refletiu o desempenho das três atividades que o compõem: Agropecuária (-0,2%), Indústria (4,5%) e Serviços (4,7%).

Consequentemente, o PIB per capita avançou (em termos reais) 3,9% em relação a 2020, alcançando R$ 40.688,1 (em valores correntes) em 2021.

Com informações do site do IBGE

Gelo Camelo

A eleição da FECAM e o risco de contágio do CoronaVírus

Eleição nesta sexta-feira vai trazer dezenas de vereadores do interior para a capital

A eleição da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte está marcada para esta sexta-feira, 28.

Os candidatos são os presidentes das Câmaras Municipais de Mossoró e Natal.

A eleição está marcada para Natal e para a capital devem marchar vindo do interior dezenas de presidentes de Câmaras Municipais para escolher um novo presidente.

O problema é que o Governo do Estado, corretamente, está impondo algumas restrições nas regiões do interior devido ao alto contágio do CoronaVírus. Então, trazer todos os vereadores do interior para a capital é um risco de proliferação da doença.

Um dos eleitores, que é presidente de Câmara no interior, inclusive gravou um vídeo pedindo o adiamento. Assista: https://www.instagram.com/p/CPWsOjIlmHp/?utm_medium=share_sheet

Prudente era adiar.

Gelo Camelo

AVISE AOS AMIGOS! Inscrições para o IFRN terminam hoje

O IFRN encerra nesta terça-feira (11) as inscrições para 16 cursos superiores de graduação, distribuídos em nove dos seus 22 campi, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2021. A seleção é regida pelos editais 18 e 19/2021 e usa como critério de classificação as notas do Enem 2018, 2019 ou 2020.

As 338 vagas estão disponíveis para Engenharia, Licenciaturas e Tecnologias, nos cursos: Agroecologia; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Biologia; Design de Moda; Engenharia de Produção; Física; Gestão de Turismo; Informática; Licenciatura em Educação do Campo; Matemática; Processos Químicos; Química; Redes de Computadores e Sistema para Internet. 

A maioria das vagas está disponível pelo Edital 18/2021, com destaque para a primeira turma do curso de Engenharia de Produção, do Campus São Gonçalo do Amarante. Já o Edital 19/2021 oferta o Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo, no Campus Canguaretama. 

Inscrições

De acordo com os editais nº 18 e 19/2021, as inscrições, online e gratuitas, são recebidas até 11 de maio de 2021, seguindo algumas orientações:

  • A inscrição será feita exclusivamente via Portal do Candidato (http://processoseletivo.ifrn.edu.br).
  • É obrigatório uma conta de e-mail ativa para que a inscrição possa ser realizada, sendo ela imprescindível para ativação do cadastro do candidato e para o resgate de senha de acesso.
  • Um único cadastro pode gerenciar todas as inscrições em editais no IFRN.

Em caso de dúvidas, a Coordenação de Acesso Discente, responsável pela execução de processos seletivos no IFRN, disponibilizou um vídeo tutorial no Youtube – https://www.youtube.com/watch?v=uni2J19F92I. O passo-a-passo e todas as informações sobre o processo seletivo, está descrito no Edital.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IFRN.

Bazar Flor de Lis