Primeira mulher a presidir o STJ deixa a corte após 22 anos

Laurita Vaz se aposenta no próximo dia 19. | Foto: Gustavo Lima/STJ

Laurita Vaz foi a primeira mulher a presidir o Tribunal da Cidadania e o Conselho da Justiça Federal (CJF), no biênio 2016-2018. Foi também a primeira mulher com origem no Ministério Público Federal (MPF) a integrar a corte.

Laurita Hilário Vaz nasceu no município de Anicuns, em Goiás, e se formou em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em 1976. Logo em seguida, especializou-se em direito penal e direito agrário pela Universidade Federal de Goiás.

STJ

Bazar Flor de Lis

Aposentado

Lewandowski aposentou-se na terça-feira, 11 de abril

Após ocupar por 17 anos o cargo de ministro do Supremo Federal (STF), o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, decidiu antecipar a aposentadoria para a terça-feira (11). Ele completará 75 anos no dia 11 de maio, idade limite para o afastamento compulsório. O prazo é definido pela Constituição Federal.

STJ

Gelo Camelo

Curso preparatório para aposentadoria tem inscrições abertas

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Escola de Governo (EGRN), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), está com inscrições abertas para mais uma turma do Curso de Preparação para a Aposentadoria: Planejando o Pós-Carreira, programada para iniciar no dia 28 de outubro. O público-alvo são servidores públicos estaduais que estejam almejando ou próximos de se aposentar. As inscrições podem ser feitas no site www.escoladegoverno.rn.gov.br.

A capacitação é uma das frentes de trabalho do Programa de Apoio à Aposentadoria na Administração Pública do Estado (Proap), criado em 2016 e cuja finalidade é oferecer para o funcionalismo público do RN um espaço de acolhimento, orientação, reflexão e discussão sobre a transição trabalho-aposentadoria e os aspectos psicossociais envolvidos. 

De acordo com Jeovana Marques, coordenadora do Proap, muitos servidores que estão se afastando da prática laboral, às vezes contra sua vontade, enfrentam essa transição junto ao processo de envelhecimento, sem qualquer suporte, acolhimento e preparação, trazendo certo estranhamento, e outras vezes desencadeando um processo depressivo ao se depararem com essa nova realidade. “Por meio do Proap, esperamos que esses servidores reflitam sobre a nova etapa de vida e se preparem para este momento, passando a se perceberem como protagonistas de suas próprias histórias, sendo capazes de reorganizar projetos e criar novas possibilidades”. 

O curso preparatório para aposentadoria será realizado presencialmente, nas quintas-feiras, de 28 de outubro a 16 de dezembro de 2021, das 8h30 às 12h30, totalizando oito encontros. Na capacitação, os participantes receberão orientações sobre cuidados com o corpo e a alimentação, lições de empreendedorismo, organização das finanças pessoais e os aspectos psicossociais da aposentadoria. Os módulos serão ministrados por psicólogos, especialistas financeiros, nutricionistas e educadores físicos, além de instrutores de empreendedorismo do Sebrae/RN.

“Planejar devidamente a aposentadoria é um dos segredos para a paz e tranquilidade após o fim definitivo dos tempos de trabalho. Queremos propiciar esse momento para despertar àqueles que participarem do curso a se organizar de maneira consciente e também buscar alcançar seus objetivos pessoais e/ou familiares nesse período da vida”, complementa Jeovana Marques. 

Por meio do Programa de Apoio à Aposentadoria, o Governo do Rio Grande do Norte se mostra comprometido não apenas com o seu quadro técnico ativo, mas valoriza também os servidores públicos em final de carreira pelos longos anos de trabalho dedicados à Administração Pública Estadual. Além do curso, o Proap conta com outras atividades, entre encontros e workshops, que já totalizaram mais de 1.500 participações de interessados na temática da aposentadoria.

Com informações da Secretaria de Administração do Rio Grande do Norte.

Bazar Flor de Lis