Banco Central fez pesquisa para medir o nível de letramento financeiro da população

O Banco Central e o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) realizaram uma pesquisa para medir o nível de letramento financeiro da população. Nesta pesquisa, o letramento foi calculado considerando três dimensões: comportamento financeiro, atitude (ou postura) ao fazer escolhas financeiras e conhecimento sobre finanças.

Numa escala que varia de 0 a 100, o nível médio de letramento financeiro foi de 59,6, e 75% dos entrevistados pontuaram no máximo 70. O letramento financeiro ainda pode melhorar bastante, especialmente para alguns grupos específicos, como mulheres, idosos, pessoas com renda familiar de até 2 salários-mínimos e moradores da região Nordeste.

Por outro lado, vimos que o melhor desempenho na pesquisa foi de pessoas com maior nível de escolaridade e daquelas que possuem diversos produtos e serviços financeiros contratados, como poupança, seguro e crédito.

Você sabe o que é letramento financeiro?

Para fazer boas escolhas no uso do dinheiro no dia a dia, é preciso ter letramento financeiro, que é um conjunto de conhecimentos, atitudes e comportamentos adquiridos por meio da educação financeira.

Por exemplo, se você quer fazer um financiamento, é importante saber como funcionam os juros. Fica mais fácil se programar entendendo o impacto da inflação nos gastos de sua família. Para conseguir realizar aquele sonho, você precisa saber como fazer um orçamento, planejar e poupar.

Banco Central do Brasil

Bazar Flor de Lis

Banco Central libera consulta de valores a receber de instituições financeiras

O serviço é disponibilizado por um site exclusivo para as consultas ao Sistema Valores a Receber – Foto: Banco de Imagens

Uma cifra milionária de cerca de R$ 8 bilhões está parada em bancos e instituições financeiras de todo o país, esperando ser sacada. Esse dinheiro pertence a clientes, mas muitas pessoas ou empresas nem sequer sabem que possuem esses recursos.

Para resolver essa situação, o Banco Central passou a disponibilizar uma consulta, a qualquer cidadão, para verificar possíveis valores a receber de instituições financeiras. O serviço é disponibilizado por um site exclusivo para as consultas ao Sistema Valores a Receber. As pesquisas foram liberadas a partir desta segunda-feira (14/02).

Para verificar ou solicitar os valores, o cidadão precisa acessar o sistema (valoresareceber.bcb.gov.br) e informar o CPF e data de nascimento, para pessoa física, e o CNPJ e data de abertura da empresa para pessoa jurídica.

Gelo Camelo