Cristiane quer carteira de motorista grátis para idosos

Isenção da taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cobrada pelo DETRAN, para idosos maiores de 70 anos. Isso é o que prevê um projeto lei que vai tramitar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em 2024. A iniciativa é da deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade).

“É mais dispendioso financeiramente para o idoso a renovação da carteira nacional de habilitação, especialmente os maiores de 70 anos, cuja renovação do documento deve ser feita a cada três anos. O valor cobrado atualmente é de R$177,00, algo que compromete a renda desse público que já tem gastos elevados, por exemplo, em saúde. É preciso ter um olhar ainda para os idosos que são motoristas profissionais e pagam ainda mais caro pela renovação, ao custo de R$262,00. É uma proposta que confere justiça social a uma pequena parcela da população”, argumenta a deputada Cristiane Dantas, autora da matéria.

 

Bazar Flor de Lis

Projeto permite que analfabeto tire carteira de motorista

O Projeto de Lei 2675/22 altera o Código de Trânsito Brasileiro para permitir que analfabetos tirem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta tramita na Câmara dos Deputados, de autoria do deputado licenciado André de Paula (PSD-PE)

“Se o mesmo [analfabeto] é cidadão para votar, para trabalhar, para casar e constituir família, e, como pedestre, para cumprir as normas de trânsito na travessia das ruas, deve também ter o direito de conduzir veículo automotor”, diz Paula.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Gelo Camelo