ELEIÇÕES 2022 – Fim de Coligações favorece partidos organizados no RN

O Senado Federal votou ontem as regras para as eleições de 2022. A volta das coligações foi rejeitado e com isso cada partido terá de fazer suas próprias chapas para federal e estadual.

No Rio Grande do Norte a grande maioria dos partidos estava habituado a fazer coligações e o efeito disso é que os 8 deputados federais pertencem a 8 partidos diferentes, pois não precisavam se organizar internamente, somente se coligar nas eleições.

Para 2022 mudou tudo e quase todos os deputados federais não tem seus partidos organizados em chapas próprias.

As excessões até o momento são o PT e Solidariedade que já possuem uma cultura interna de montar chapas e saem na frente pela luta por vagas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Bazar Flor de Lis

SENADO CONFIRMA! Agora é cada um por si nas proporcionais

Em 2022 não haverá coligações para disputa de deputado estadual e federal nos estado, as chamadas eleições proporcionais.

O Senado rejeitou hoje a volta das coligações em votação que aconteceu no plenário da casa, em Brasília.

Desta forma, cada partido terá que montar sua chapa própria e conseguir os votos suficientes para eleger seus deputados. No Rio Grande do Norte, por exemplo, cada partido deverá ter aproximadamente 200 mil votos para conseguir uma vaga em Brasília.

E para deputado estadual, cada partido deve correr atrás de aproximadamente de 65 mil a 70 mil votos para conseguir uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Veja a nota do Senado: CLIQUE AQUI

Gelo Camelo