Enquanto Governo Federal se desculpa por “BatCu”, Governo de São Paulo anuncia geração de 65 mil empregos

A diferença na forma de gestão é enorme. O Governo de São Paulo divulgou que o emprego no estado de São Paulo subiu 0,5% em agosto em relação ao mês anterior, segundo dados da pesquisa Emprego Formal, da Fundação Seade. A geração dos postos de trabalho decorreu de 643 mil admissões e 578 mil desligamentos, totalizando saldo de 65.462 posições. Com esse resultado, segundo o Caged, o estoque de empregos formais no estado ficou em 13,5 milhões. (Veja aqui)

Enquanto isso, em Brasília, O Ministério da Saúde lamentou, por meio de nota, a apresentação no 1ª Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil. A pasta considerou a “coreografia inapropriada” e descreveu o caso como “ isolado”. O ministério ainda afirmou que adotará medidas para que o episódio não se repita.

Quem quiser lembrar qual foi a coreografia basta fazer uma busca aí nas redes sociais pelo termo “BatCu”. Coisa triste de se ver.


Bazar Flor de Lis

Brasil registra mais de 250 mil novas vagas de emprego formal em outubro

O Brasil registra mais de 2,6 milhões de novas vagas de emprego formal de janeiro até outubro de 2021. Só no mês de outubro, foram registradas 253.083 novas vagas com carteira assinada. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), e foram divulgados na terça-feira (30/11) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

O setor de Serviços foi o melhor avaliado em outubro, com a geração de mais de 144,6 mil novos postos de trabalho formais. As novas vagas no setor se concentram, principalmente, nas atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (71.258). As atividades de alojamento e alimentação (32.861), administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde e serviços sociais (14.338) também se destacaram.

Com saldo de 70,3 mil postos, o setor de Comércio foi o segundo que mais cresceu no período, seguido pelo setor de Indústria, que teve um saldo de 26,6 mil novas vagas formais de trabalho em outubro.  A construção apresentou 17,2 mil novas vagas.

De janeiro a outubro deste ano, houve aumento de 39,2% no número de admissões com relação a 2020. “Vamos seguir trabalhando para tornar o ambiente cada vez melhor, para que gere empregos. Nós sabemos que quase 40 milhões de brasileiros gravitam em torno da informalidade da economia brasileira”, afirmou o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni.

Das 27 unidades da Federação, 26 apresentaram saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. Os estados de São Paulo (76,9 mil), Minas Gerais (21,3 mil) e Rio de Janeiro (19,7 mil) foram as que mais geraram postos de trabalho.

Com informações do Governo Federal do Brasil.

Gelo Camelo