4 dicas para empreendedores do setor de alimentação

Diego Beneck, Angélica e Áureo Bordignon, da Golden IT.

Angelica Bordignon, sócia-proprietária da Golden IT, empresa de tecnologia que desenvolve sistemas inteligentes de gestão, dá algumas dicas para empreendedores, especialmente para aqueles do ramo de food service, que começaram ou operam pequenas empresas e querem escalar o negócio a partir da profissionalização da gestão e uso de ferramentas e plataformas para integrar essa gestão.

1 – Aposte em uma gestão profissional

Segundo a especialista, na maioria das vezes, nas empresas de pequeno porte, o gestor é o dono da organização ou familiares próximos que não possuem conhecimentos específicos formais sobre gestão de negócios e acerca dos pilares da gestão, como pessoas, processos, mercado e cliente, indicadores e resultados, vulnerabilizando, neste sentido, tomadas de decisões estratégicas.

Isso pode levar a uma série de problemas, já que muitas vezes a divisão de papéis não é clara e as decisões podem ser enviesadas. Por isso, procure sempre ter em seu time, por menor que seja, um profissional com conhecimento de gestão e capacitado a entender como o negócio é desenvolvido e quais as melhores ferramentas.

2 – Faça uso de um ERP

O uso de um ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING), mesmo em empresas de pequeno porte, é certamente um diferencial competitivo. De maneira prática, um ERP permite, através de uma plataforma, a integração das várias partes do negócio:

  1. Gestão financeira: fluxo de caixa, entrada e saída de capital;
  2. Gestão fiscal: notas fiscais e comprovantes armazenados e organizados;
  3. Processos fabris: padronização e aprimoramento de processos de fabricação;
  4. Controle de estoques;
  5. Gestão humana: avaliação do desempenho da equipe.

3 – Escolha um ERP que atenda ao seu negócio

A especialista argumenta que ao escolher o fornecedor ideal para a transformação digital da empresa, é necessário verificar o grau de flexibilidade que a solução é capaz de implantar. Entender as demandas do seu negócio é fundamental.

O ERP da Golden IT, por exemplo, além das funcionalidades descritas acima, tem customizações voltadas ao ramo do food service que foram desenvolvidas a partir de requisições de clientes, como:

  1. Acompanhamento de todos os processos de vendas, inclusive criando metas e premiações para funcionários;
  2. Acompanhamento, ainda, da rota de entrega de produtos e otimização dessas rotas;
  3. Controle do estoque de produtos perecíveis;
  4. Sistema para medir a eficiência de uma linha de produção.

E muitas dessas soluções podem ser acompanhadas via dispositivos mobiles, com dashboards bem intuitivos, com bastante aplicação de conceitos da indústria 4.0.

4 – Avalie se é o momento certo para implementar o ERP

É claro que no começo de um negócio, ou quando este ainda está em fase de crescimento, qualquer investimento tem que ser muito bem avaliado. Quando uma empresa gasta tempo na alimentação de informações sobre seus processos manualmente, é o momento de avaliar a possibilidade de implantar um ERP, pois atualmente é fundamental que as organizações atuem considerando a integração de processos e informações e o acompanhamento das tendências de mercado.

“A essência da gestão da empresa é conquistar a alta eficiência e um ERP é ferramenta essencial para alcançá-la”, finaliza Angelica Bordignon.

*Com informações de Nicole Thuler, da Engenharia de Comunicação

Gelo Camelo

Empresa expande negócios pelo Brasil apostando na transformação digital do setor de alimentação

Diego Beneck, Angélica e Áureo Bordignon, da Golden IT

A pandemia de Covid-19 transformou o modo como as empresas veem e utilizam as tecnologias. Quem não tinha entrado na onda da digitalização percebeu que este é um caminho sem volta, seja para se relacionar com os clientes, tornar mais práticos os procedimentos diários, como até mesmo ganhar produtividade e entender o mercado para lançar produtos cada vez mais inovadores.

No setor de alimentação este movimento não foi diferente e mais: por ser um dos que mais cresce no Brasil (184,2% no primeiro trimestre de 2021, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), é também um dos que mais investe na transformação digital.

A empresa paranaense Golden IT quem o diga. Cresceu como nunca durante a pandemia com suas soluções em ERP para indústrias e distribuidoras de alimentos, atendendo clientes de pequeno e médio porte, como Rede 10 pastéis, Bel Pan, Central Foods Brasil, Sabor & Sabor, Nutrysabor e Cymco.

Com mais de 20 anos de mercado, os sócios e irmãos Áureo e Angélica Bordignon já vinham percebendo que apostar neste ramo seria a mola propulsora de seu negócio. Isso porque, além do setor estar em constante expansão, demanda soluções singulares.

“A ideia da empresa surgiu quando atendemos um prestador de serviços de alimentação para companhias aéreas e que precisava de uma solução customizada para suas atividades. Foi aí que começamos a desenvolver uma solução própria para este mercado e não paramos mais”, relembra Áureo Bordignon.

Seu software é um ERP customizável para cada operação, e apesar de poder ser utilizado em todo o tipo de indústrias, foi especialmente desenvolvido para o ramo de alimentação. Atende de micro a grandes empresas e integra diversas funcionalidades de gerenciamento de negócio, com 14 módulos que podem ser implementados juntos ou separados e que permitem um controle eficiente sobre todo o negócio.

Na parte financeira, por exemplo, o sistema permite o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), com análise horizontal e vertical, gráficos comparativos, controles de contas a pagar e a receber e acompanhamento real da efetivação das receitas e/ou despesas.

O sistema também gerencia o controle de estoques, fundamental no ramo de alimentação, diminuindo o desperdício e dando um panorama geral de como é o fluxo das mercadorias que precisam ser adquiridas, especialmente de produtos perecíveis. O histórico de movimentação indica, ainda, o custo de compra e de reposição de cada insumo, o que possibilita a busca por melhores preços na negociação.

Na etapa de entrega ao cliente, a solução da Golden IT disponibiliza um módulo que permite a definição das rotas com o auxílio do Google Maps e a rastreabilidade dos produtos. “Dessa maneira, podemos garantir a qualidade na entrega do produto, assim como identificar qualquer outro problema que possa surgir no trajeto. Tudo fica registrado”, explica Áureo Bordignon.

A Golden IT também disponibiliza uma versão para smartphone que possui desde o monitoramento de vendas até o agendamento de visitas de vendedores, de uma maneira bem intuitiva e de fácil acesso.

Nesses 20 anos, a Golden IT já atendeu mais de 1.200 usuários no Brasil. Angelica Bordignon, CFO da empresa, diz que o próximo passo é ampliar ainda mais a atuação nacional. “Já atendemos alguns estados brasileiros, mas a procura por nossas soluções em outras regiões cresceu no último ano. Assim, estamos investindo na expansão de nossas operações para outras partes do Brasil, a partir da divulgação e do fortalecimento de parcerias com outras empresas e instituições que fomentam a tecnologia, como a Assespro-PR, da qual somos afiliados, partindo do rico ecossistema do Paraná e realizando networking em busca desses novos mercados.” explica Angélica, complementando que a meta da empresa é fechar o ano com um crescimento de 35%.

Com informações de Nicole Thuler, da Engenharia de Comunicação

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