Doação da ALRN permite abertura de nova UTI neonatal do Varela Santiago

Diretor do hospital, Paulo Xavier, recebe o presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira

Uma doação que salva vidas de recém-nascidos no Rio Grande do Norte. Todos os dias. Essa foi a afirmação do diretor superintendente do hospital Varela Santiago, Dr. Paulo Xavier em agradecimento ao presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira pela doação do Legislativo Estadual no montante superior aos R$ 1,3 milhão. A doação permitiu a abertura de uma nova UTI neonatal no Varela que está em pleno funcionamento.

“O Varela Santiago é referência nacional e me emociona ver essa unidade servindo tão bem à população do Rio Grande do Norte, com atendimentos cada vez mais volumosos e proporcionando mais conforto aos que precisam”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, em visita ao hospital ao lado do Diretor-Geral, Augusto Viveiros. 

Gelo Camelo

“O hospital não recebeu nenhum repasse este ano”, alerta Cristiane Dantas

Cristiane Dantas é a única mulher na Assembleia a fazer oposição ao Governo

“Hoje eu quero fazer um pronunciamento importante com relação à pauta da Saúde. As emendas destinadas pelos deputados para a área não estão sendo pagas, o que compromete muito o funcionamento de alguns hospitais, como o Varela Santiago, que é referência no atendimento às nossas crianças e adolescentes”, disse a deputada Cristiane Dantas na sessão desta terça-feira, 25, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

A parlamentar acrescentou que a unidade possui atendimento 100% SUS, necessitando, portanto, da ajuda das emendas e dos convênios com os governos federal e estadual.

“Do ano passado para este, o governo estadual cortou 50% do incentivo ao hospital. Além disso, nosso mandato destinou uma emenda de R$ 80 mil, em 2021, para ajudar na aquisição de insumos, mas ela ainda não foi repassada. E eu sei que há outras emendas pendentes também. Então, hoje eu venho cobrar a sensibilidade do governo estadual, para que atenda, pelo menos, as emendas relacionadas à área da Saúde”, pleiteou Cristiane. 

Em seguida, ela ressaltou que as crianças atendidas pela unidade hospitalar têm doenças graves, necessitam de cirurgias delicadas e precisam continuar seus tratamentos. 

“Tudo isso depende dos recursos repassados. E o hospital não recebeu nenhum valor este ano. Por isso, hoje pela manhã, eu recebi o pedido do Dr. Paulo Xavier, diretor do hospital, para que eu cobrasse uma atitude do governo. É preciso dar celeridade a esse processo, para que a situação se resolva o mais rápido possível. Muitas crianças vêm até do interior buscar atendimento aqui, e eu sou testemunha de que muitas delas se recuperaram de doenças graves e conseguiram fazer suas cirurgias com sucesso”, destacou.

Finalizando, a deputada pediu, enquanto membro da Comissão de Saúde, a ajuda dos demais deputados, no sentido de cobrar a resolução do problema junto ao Governo do RN. 

“Precisamos nos unir em prol dessa causa, para que sejam pagas as emendas parlamentares e os repasses do convênio do governo estadual com o hospital, a fim de que as vidas das nossas crianças e adolescentes continuem sendo salvas”, concluiu.

Bazar Flor de Lis