10 anos do seu encantamento

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte promove a próxima edição da Quinta Cultural no dia 20 de outubro. O evento, que oferece palestras e diálogos sobre temas históricos variados, traz desta vez a palestra “Deífilo, amigo de Deus e de todos”, ministrada por Alexandre Gurgel, jornalista e sócio do IHGRN.

A edição homenageia a figura de Deífilo Gurgel, folclorista areia-branquense falecido há 10 anos. Também foi advogado, professor universitário, administrador público, antropólogo, poeta e historiador, tendo se tornado um dos principais nomes da cultura local.

Serviço
Quinta Cultural – palestra “Deífilo, amigo de Deus e de todos”
Local: Salão Nobre do IHGRN – Rua da Conceição, 622, Cidade Alta, Natal/RN
Data: 20 de outubro de 2022
Horário: 17h
Entrada gratuita

Bazar Flor de Lis

Instituto Histórico digitaliza obras de Eider Furtado

Entrega do termo de autorização assinado pela família de Eider Furtado. (Foto: Maria Simões)

Na última quinta-feira (20), o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande recebeu da família do advogado e escritor Eider Furtado um termo de autorização para digitalizar e disponibilizar as obras que Furtado publicou em vida. O documento de autorização foi entregue por André Felipe Pignataro Furtado, neto do jurista e diretor de Biblioteca, Arquivo e Museu (BAM), à vice-presidente da instituição, Joventina Simões.

Cinco obras memorialistas serão digitalizadas: Audiência de um tempo vivido (2004); No fórum da memória (2008); Nas veredas do tempo (2010); Meio século de memória (2011); e Retalhos da vida (2019).

Eider Furtado

Natalense, nascido em 23 de abril de 1924, Eider Furtado de Mendonça e Menezes foi advogado, professor e jornalista. Formou-se em direito pela UFRN na primeira turma do curso, em 1959. Em 1968, passou a lecionar direito como professor universitário, até sua aposentadoria em 1991. Em 1997, recebeu da UFRN a láurea de Professor Emérito. 

O advogado também foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN) de 1969 a 1977. Foi durante sua gestão que, em 1970, pela primeira vez uma mulher conquistou um assento no conselho da OAB. Fundou e compartilhou com seus filhos e netos o tradicional escritório Eider Furtado Advocacia, hoje com mais de 60 anos de atuação. 

Profissional multifacetado, atuou, antes de ingressar no direito, na radiofonia potiguar desde a década de 1940, tendo sido diretor da Rádio Poti e Rádio Nordeste. No jornalismo, foi secretário no Diário de Natal. Em 2010, tomou posse na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. Faleceu em 2019, aos 95 anos, deixando um respeitável legado pelo serviço notório nas diversas áreas em que atuou.

Gelo Camelo

17 novos sócios

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande empossou hoje, 15 de dezembro de 2021, 17 novos sócios em cerimônia realizada no salão nobre do prédio histórico.

A entrega dos diplomas foi seguida por um discurso do orador, o historiador Honório de Medeiros, e boas-vindas do presidente do Instituto, Ormuz Barbalho Simonetti. Em nome de todos os empossados, discursou Marco de Almeida Emerenciano, advogado e novo sócio do Instituto.

Relação dos empossados:
Aliny Dayany Pereira de Medeiros Pranto
Ana Zélia Maria Moreira
Andreia Regina Moura Mendes
Anelino Francisco da Silva
Cláudio Correia de Oliveira Neto
Eliabe Davi Alves
Gustavo José Barbosa
Henrique Alexandre Medeiros de Lucena
Lígio José de Oliveira Maia
Luciano Fábio Dantas Capistrano
Marco de Almeida Emerenciano
Matheus Silva Rodrigues Pereira
Olívia Morais de Medeiros Neta
Paulo César de Araújo
Poliana Cláudia Martins da Silva
Rita Thainá Correia da Cunha
Walclei de Araújo Azevedo

Bazar Flor de Lis

Mulheres do Rio Grande do Norte

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) retoma às atividades do seu Grupo de Estudos. O tema da pesquisa atual é a história de mulheres do Rio Grande do Norte. O objetivo final é a produção de estudos biográficos de mulheres norte-rio-grandenses pioneiras e que se destacaram em suas áreas de atuação.

Gelo Camelo

Doação de 1645 livros

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte organizou a doação de 1.645 livros à nova biblioteca pública de Punaú, distrito do município de Rio do Fogo, situado no litoral norte do estado, a 79km da capital. A entrega dos exemplares foi realizada no último dia 7 e as obras farão parte do acervo da nova biblioteca de Punaú, que está em fase de organização. O contato acerca da doação foi feito a partir do Presidente do Instituto, Ormuz Barbalho Simonetti, com o prefeito de Rio do Fogo, Márcio Luiz Pereira Barbosa.

Bazar Flor de Lis