Prefeitura de Tibau do Sul vê crime ambiental no lixo jogado na Praia das Minas

Homens da Prefeitura trabalham na remoção do lixo que apareceu nas praias de Tibau do Sul

A Prefeitura de Tibau do Sul conseguiu realizar a retirada de todo lixo na extensão de quase 4 km de orla, que havia aparecido na praia das Minas na semana passada. Também foi iniciada a limpeza da Praia de Sibaúma, local onde também foi encontrado lixo sem origem identificada.

A Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana de Tibau do Sul concluiu um relatório técnico, que evidencia os prejuízos para o bioma local.

“Além disso, o relatório, elaborado pela equipe de biologia da Secretaria, categoriza o tipo de lixo achado nas orlas, a fim de auxiliar na descoberta da origem deste crime ambiental”, ressaltou a Secretária Laíra Sousa.

O relatório será encaminhado para o Ibama, o Ministério Público Federal e para a Capitania dos Portos, para investigação da origem do lixo. A secretária Laíra também confirmou que o monitoramento nas praias, solicitado no relatório, já teve início.  

A Praia das Minas é um famoso ponto de desova de tartarugas, mas os danos para vida marinha podem ir além disso. Há um considerável número de tartarugas que residem na região e a vinda de uma grande quantidade de lixo plástico se torna um risco a essas espécies pela ingestão desses objetos.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tibau do Sul

Bazar Flor de Lis

Vacinação na Comunidade Quilombola em Sibaúma


A Prefeitura de Tibau do Sul vacinou contra o Covid-19 a comunidade adulta quilombola do distrito de Sibaúma. A ação aconteceu na frente da Unidade Básica de Saúde, onde tendas foram montadas para atender a população de forma ordenada neste fim de semana.

A equipe de vacinadores contou com 16 profissionais de saúde, evitando demora no atendimento. Foram aplicadas 350 doses das 400 enviadas exclusivamente para a Comunidade Quilombola, que tem prioridade de vacinação por ser considerada de extrema vulnerabilidade. As doses restantes serão destinadas para a população quilombola que não puder comparecer. A segunda dose da vacina acontecerá dia 27 de junho.

A inclusão na lista de prioridades de Comunidades Quilombolas foi pedida pelo Ministério Público Federal. O distrito de Sibaúma tem um dos quilombos mais antigos do país, com mais de 400 anos e é parte importante da história de Tibau do Sul e do Estado do Rio Grande do Norte.

“A ação de hoje é paralela à campanha de vacinação contra o Covid-19. Estamos na fase da faixa etária entre 70 e 74 anos, respeitando dentro do grupo etário a ordem de prioridade baseada em comorbidades”, explicou a secretária de saúde Leide Costa.

Até agora, 911 doses da vacina foram aplicadas em Tibau do Sul, entre 1ª e 2ª doses, além das 350 aplicadas na Comunidade Quilombola.

Com informações da G7 Comunicação

Gelo Camelo