Há 200 anos a Procissão do Encontro prepara fiéis para a Semana Santa

Centenas de fiéis devem sair às ruas do centro de Natal, no final da tarde da próxima sexta-feira, 31 de março, para a tradicional Procissão do Encontro. Antecedendo à procissão, serão celebradas duas missas: uma, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, e a outra, na Igreja Matriz do Bom Jesus das Dores, na Ribeira, presidida pelo vigário geral da Arquidiocese, Padre Paulo Henrique da Silva. As duas missas terão início às 16h30.

Logo após as missas, um grupo de fiéis sairá em caminhada, da Ribeira, conduzindo a imagem do Bom Jesus dos Passos, e outro grupo sairá da Matriz da Apresentação, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Soledade. As duas procissões se encontrarão na Catedral Metropolitana, onde será feito o ‘Sermão do Encontro’, proferido pelo Padre Flávio Bezerra, pároco da Paróquia de São Tiago Menor, no Conjunto Santarém.

A Procissão do Encontro é uma tradição com mais de duzentos anos de existência, na cidade do Natal, em preparação à Semana Santa, e acontece sempre na sexta-feira que antecede o domingo de Ramos. Ela retrata a quarta estação da Via Sacra, que é o momento do encontro entre Jesus e a Virgem Maria, no caminho para o calvário.

Gelo Camelo