Taxa Selic mantida em 13,75% ao ano

Em sua 252ª reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa Selic em 13,75% a.a. Algumas das justificativas das medidas são que o ambiente externo segue marcado pela perspectiva de crescimento global abaixo do potencial no próximo ano, alta volatilidade nos ativos financeiros e um ambiente inflacionário pressionado, embora com sinais mais positivos na margem. A política monetária nos países avançados em direção a taxas restritivas e a maior sensibilidade dos mercados a fundamentos fiscais requerem maior cuidado por parte de países emergentes. Entretanto, dados recentes de atividade global têm sido relativamente resilientes e o relaxamento de restrições sanitárias na economia chinesa alivia a possibilidade de novas disrupções nas cadeias de suprimento globais.

Em relação à atividade econômica brasileira, o conjunto dos indicadores mais recentes segue corroborando o cenário de desaceleração esperado pelo Copom.

BANCO CENTRAL

Bazar Flor de Lis

Conselho Regional de Economia do RN comemora redução dos juros

O conselho regional de Economia do Rio Grande do Norte, CORECON/RN, divulgou nota através de sua assessoria de imprensa comemorando a redução dos juros pelo Banco Central e com um tom de confiança em 2017.
Eis um trecho:

“Acreditamos numa taxa Selic de um dígito até o final do ano de 2017

O Conselho Regional de Economia do RN vê como muito positiva  a mudança de postura do Banco Central, que aprovou na tarde desta quarta-feira (11), a terceira baixa consecutiva da taxa Selic, saindo do conservadorismo, com uma  redução de 0,75%, trazendo a mesma de 13,75% para o patamar de 13%,  repetindo o ocorrido pela última vez cinco anos atrás, quando em abril de 2012, também se registrou uma redução de 0,75%, surpreendendo a todo o mercado de forma favorável.
Ricardo Valério Costa Menezes                                                                                            Presidente do CORECON-RN”
Gelo Camelo