Estações de trem de Natal terão internet de graça

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, inaugura nesta segunda-feira (17), em Natal (RN), uma parceria no âmbito do programa Wi-Fi Brasil para levar conectividade às 23 estações do sistema de trens urbanos, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Os pontos de acesso levarão internet gratuita de banda larga aos usuários das estações da capital, além dos municípios de Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim, que integram a Grande Natal.

“Para quem usa diariamente o sistema de trens urbanos para se deslocar de casa para o trabalho, o Wi-Fi Brasil garante um serviço hoje essencial”, explica Faria. A CBTU em Natal opera 56,2 quilômetros de linha, atendendo quatro municípios e transportando quase 9 mil passageiros por dia.

As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra a 36 mil quilômetros de distância. No Rio Grande do Norte já foram instalados 508 pontos de inclusão digital por meio do Wi-Fi Brasil, levando conexão em alta velocidade para 114 municípios potiguares. O benefício chega agora a localidades sem cobertura de internet, visto que 80% das antenas estão ativas em zonas rurais, 297 deles em escolas públicas, 36 em Unidades de Saúde e sete em assentamentos.

DIGITALIZA BRASIL – Ainda no evento, o Ministério das Comunicações (MCom) lança também o “Digitaliza na Estrada”, ação itinerante que parte do município de Barcelona, no estado, para percorrer várias cidades do Nordeste, registrando a instalação de antenas e a chegada do sinal da TV Digital. Até o momento, 27 cidades do Rio Grande do Norte estão qualificadas pelo programa Digitaliza Brasil para receber equipamentos de transmissão para substituição das estações analógicas hoje em operação.

“A entrega da infraestrutura para a cidade de Barcelona, viabiliza que a população, que tinha acesso somente a uma programação, passe a ter acesso a 9 canais”, detalha o ministro das Comunicações. A mesma estrutura traz a possibilidade de que possam ser colocados futuramente, outros 5 canais de televisão.

De Barcelona, o Digitaliza na Estrada seguirá para municípios nos estados da Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte, virando a chave para a chegada da TV Digital. São cidades que aderiram ao programa logo nas duas primeiras etapas. Em setembro, o MCom concluiu e inaugurou as duas primeiras estações do Digitaliza Brasil, em Tenente Ananias e Touros (RN). Até o final do ano, o MCom pretende concluir a digitalização do sinal de TV em 1.638 cidades que contam hoje apenas com o sinal analógico. Serão mais de 23 milhões de pessoas beneficiadas.

A cerimônia será realizada em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que também inaugura obras e entregas de projetos de saneamento básico, de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

Gelo Camelo

WI-FI BRASIL – Programa já instalou mais de 13,2 mil pontos de internet no país

Na atual gestão, o Ministério das Comunicações (MCom), por meio do programa Wi-Fi Brasil, instalou um total de 13.247 pontos de internet via satélite, banda larga, gratuita e de alta velocidade por todo o país. Desse total, cerca de 80% estão instalados em municípios das regiões Norte e Nordeste.

Até agora, já são mais de 8,5 milhões de brasileiros beneficiados com o projeto em quase 3 mil municípios. Entre os locais atendidos estão: escolas (mais de 9,7 mil pontos de conexão), unidades de saúde (cerca de 600 pontos), assentamentos rurais (155 pontos), comunidades indígenas (430 pontos), telecentros (635 pontos). Além desses, estão contemplados também unidades de segurança, comunidades quilombolas, postos de fronteira e outros espaços públicos.

Dos mais de 13 mil pontos que já foram instalados, cerca de 10,4 mil estão em áreas rurais e isoladas dos centros urbanos. São pontos de conexão com a internet que vão do norte ao sul do país, com velocidades de tráfego que variam entre 10 e 20 Megabits por segundo.

As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o SGDC, equipamento brasileiro que fica a 36 mil quilômetros de distância da Terra e é capaz de cobrir 100% do território nacional.

Leia mais – https://www.gov.br/pt-br/noticias/transito-e-transportes/2021/04/programa-ja-instalou-mais-de-13-2-mil-pontos-de-internet-no-pais

Com informações do Governo Federal do Brasil.

Bazar Flor de Lis