China voltará a enviar grupos de turistas ao Brasil

Foto: (Embratur)

O governo chinês autorizou a retomada de viagens de grupos de turistas chineses para o Brasil desde a última quarta-feira (15/3). A reabertura do turismo entre os dois países já vinha sendo construída no âmbito dos ministérios do Turismo e das Relações Exteriores e consta, também, entre as pautas da visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao país asiático.

Governo Federal do Brasil

Gelo Camelo

China libera entrada de carne bovina do Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu, na quarta-feira (15/12), a informação sobre a liberação das exportações de carne bovina para a China. Com isso, a certificação e o embarque da proteína animal para o país asiático serão normalizados e podem ser retomados.

“Retomamos o fluxo normal de exportações para a China. Tivemos uma negociação bastante técnica com uma série de trocas de informações e reuniões com a equipe da autoridade sanitária chinesa. Nós já tínhamos concluído o envio das últimas informações pelo nosso canal via embaixada em Pequim há cerca de um mês, então já esperávamos que houvesse uma solução. Desta forma, o país asiático passa a aceitar novamente os lotes de carnes brasileiras certificadas a partir desta quarta-feira. É uma boa notícia para o setor, já que se trata do principal destino de importação de carne bovina brasileira”, explicou o secretário Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal.

Os embarques para o país asiático estavam suspensos desde o dia 4 de setembro, quando o Brasil identificou e comunicou dois casos atípicos da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), registrados em Nova Canaã do Norte (MT) e em Belo Horizonte (MG).

Prefeitura de Mossó

Vinho brasileiro em restaurante na China

O restaurante Alameda, especializado em comidas típicas brasileiras em Pequim, na China, colocou em sua carta de vinhos cinco rótulos da produtora brasileira Miolo. Os vinhos Miolo Reserva Chardonnay, Miolo Reserva Tannat, Miolo Lote 43, RAR Cabernet-Merlot e o espumante Terranova Moscatel foram selecionados pelo chef da casa, Geraldo Thomazini. O jovem paulista foi eleito “chef do ano” pela revista chinesa City Weekend. Thomazini planeja acrescentar em breve o Miolo Terranova Chenin Blanc na carta do restaurante.

Há expectativas de que a China seja 6º maior mercado consumidor de vinhos mundial até 2012.

Gelo Camelo