Dias Toffoli completa 14 anos do STF

No dia 23 de outubro de 2009, o advogado José Antônio Dias Toffoli assumiu uma cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga decorrente do falecimento do ministro Menezes Direito.

Dias Toffoli deixou a Advocacia-Geral da União (AGU), onde estava desde 2007, para chegar à Corte aos 42 anos, indicado pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que anos antes o nomeara para ser o advogado-geral da União. Natural de Marília-SP, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Dias Toffoli, aos 50 anos, foi o mais jovem ministro a assumir a Presidência da Suprema Corte no biênio 2018/2020. No período final de sua gestão, encontrou o desafio de manter o Tribunal funcionando, mesmo diante da pandemia de Covid-19 que paralisava o mundo. Para tanto, investiu nas sessões virtuais das Turmas e Plenário.

STF

Gelo Camelo

Dias Toffoli quer transferência para a 2ª turma do STF, na vaga que era de Lewandowski

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou transferência para a Segunda Turma da Corte. O colegiado está com uma cadeira vaga em razão da recente aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.

O pedido consta de ofício enviado à presidente do STF, ministra Rosa Weber. A possibilidade de troca de colegiado está prevista no Regimento Interno do STF, mas exige que seja respeitada a ordem de antiguidade.

No caso do ministro Toffoli, a transferência será possível apenas se um integrante mais antigo na Corte não demonstrar interesse em ocupar a vaga.

STF

Bazar Flor de Lis

Ministro Dias Toffoli faz palestra em evento virtual da Fecomércio RN

O Sistema Tribuna  de  Comunicação  e  a  Federação  do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN vão promover no próximo dia 15 um  encontro virtual  sobre  o  tema  “Segurança  Jurídica  na Retomada do Desenvolvimento Econômico”.

O evento contará com a participação do  Ministro  Dias Toffoli,  do  Supremo  Tribunal  Federal;  Ministro  Bruno Dantas,  Vice-presidente  e  Corregedor  do  Tribunal  de Contas da União; e o Ministro Fábio Faria, do Ministério das Comunicações do Governo Federal.

A transmissão do encontro acontece ao vivo pelos seguintes canais:
Rádio – Jovem Pan News 93,5 FM
Youtube – TV Tribuna
Portal – www.tribunadonorte.com.br
Facebook – tribunadonortern


Dia: 15 de janeiro
Horário: 10h

Prefeitura de Mossó

Voto de Dias Toffoli é prejudicial ao Brasil

Qualquer que seja o voto do ministro José Antonio Dias Toffoli no julgamento do Mensalão no Supremo Tribunal Federal, ele será prejudicial ao Brasil.

1 – Se votar a favor de José Dirceu ou de sua turma, Toffoli estará, na visão da opinião pública, ratificando a impressão de que a Justiça Brasileira está contaminada por interesses que estão à margem dos que financiam sua máquina pomposa: o povo brasileiro;

2 – Se votar contra José Dirceu e condenar o Mensalão, ele mostra que é um jurista contraditório. Em 2006, Toffoli declarou que NÃO havia provas da existência do Mensalão. Então, como agora ele pode julgar e condenar um episódio contra o qual empenhou opinião jurídica para negar?  (Toffoli é apadrinhado político de José Dirceu e Lula)

Veja quem é Dias Toffoli:

Nome: José Antonio Dias Toffoli

Nascimento: 5 de Novembro de 1967 (44 anos), em Marília (SP)

Formação Acadêmica: Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1990)

Perfil: Foi advogado do PT e chefe da Advocacia-Geral da União no governo Lula. Recebeu pressões para se declarar impedido de atuar no julgamento.

Quem indicou: Lula

Ano em que entrou no STF: 2009

Gelo Camelo