Juiz que prendeu Sérgio Cabral e Eike Batista pede escolta e carro blindado

Responsável pela prisão do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) e de Eike Batista, o juiz federal Marcelo da Costa Bretas precisou pedir à Justiça escolta e carro blindado. A solicitação foi feita ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região em decorrência de “situações suspeitas”, disse uma fonte.

Na sexta-feira, o titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pelos desdobramento da Lava Jato no Estado, tornou réus na Operação Eficiência Eike Batista e o ex-governador do Rio por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Bretas aceitou denúncia do Ministério Público Federal apresentada no mesmo dia.

Fonte: Estado de São Paulo

Gelo Camelo

Reportagem de O Globo cita os critérios que poderão ser utilizados para escolher prisão onde Eike Batista deverá ser acomodado

O empresário Eike Batista teve ordem de prisão emitida por um juiz federal do Rio de Janeiro e até a manhã desta sexta-feira, 27, estava sendo procurado. O juiz pediu ajuda a Interpol para capturá-lo.

Eike é uma figura associada às listas de homens mais ricos do Brasil.

O jornal O Globo fez uma reportagem com um trecho que explica o que pode acontecer com o empresário caso ele se apresente no Brasil.

Eike vai ocupar uma cadeia a ser definida pela Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap). O encaminhamento nos presídios do Rio costuma obedecer a três critérios: o tipo de regime determinado para o acusado; se ele pertence a alguma facção do crime organizado; e o nível de escolaridade. Na autobiografia, Eike conta que não concluiu o curso de Engenharia.

Autoridade penitenciária afirmou que duas prisões do Rio abrigam detentos com o mesmo perfil do empresário: sem formação superior, presos provisoriamente e sem ligação com facções: Ary Franco, em Água Santa, e Evaristo de Moraes, em São Cristóvão, ambos superlotados. A escolha também leva em conta o risco à segurança. Luiz Carlos Bezerra, ligado a Cabral, tem um perfil semelhante, mas está preso na José Frederico Marques, em Bangu, uma penitenciária para a triagem.

Fonte: O Globo.

Bazar Flor de Lis