STF suspende concursos para PM do Pará que limitava ingresso de mulheres a 20% das vagas

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a aplicação de provas dos concursos públicos para oficiais e para praças da Polícia Militar do Estado do Pará (PM-PA). Toffoli observou que o concurso, ao limitar o ingresso de mulheres a 20% das 4,4 mil vagas, viola o princípio constitucional da isonomia.

A liminar foi concedida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7486, na qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) questiona dispositivo da Lei estadual 6.626/2004, que autoriza a fixação de porcentagem de vagas para os sexos masculino e feminino, conforme a necessidade da administração policial militar, nos concursos para a corporação. Em sua decisão, o ministro também suspende os efeitos do dispositivo legal.

Igualdade

Toffoli destacou que a Constituição Federal prevê igualdade entre homens e mulheres e proíbe, no âmbito das relações de trabalho, a diferenciação de critério de admissão por motivo de sexo, regra extensível ao serviço público. Ele explicou que, embora o texto constitucional admita requisitos diferenciados de admissão, essa permissão somente se dá na medida das exigências relacionadas à natureza do cargo, desde que não ofendam preceitos fundamentais.

No caso dos autos, o ministro não constatou qualquer dado ou informação que justifique a diferença de aptidão entre os sexos para o exercício da atividade policial. “Caberia ao Estado do Pará explicitar porque e de que modo homens e mulheres são aproveitados diferentemente nas atividades da Corporação”, ressaltou.

STF

Gelo Camelo

Com Dilma, PT promove 2º Encontro Nacional de Mulheres Eleitas

A Secretaria Nacional de Mulheres do PT promoverá, nos dias 17 e 18 de fevereiro, o 2º Encontro Nacional de Mulheres Eleitas pelo PT. Com presença confirmada da presidenta eleita Dilma Rousseff, o evento reunirá as prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras eleitas em 2016 e será uma oportunidade para refletirem e trocarem experiências sobre a necessidade da mulher assumir os espaços de poder.

O encontro será realizado no Hotel San Marco, em Brasília. Para participar, basta se inscrever via formulário online. Vale destacar que o PT garantirá hospedagem e alimentação para as primeiras 300 inscritas, além de passagem área para as primeiras 100. As inscrições estarão abertas até o dia 13 de fevereiro.

Fonte: Site do Partido dos Trabalhadores

Bazar Flor de Lis

Três mulheres com maconha

Polícia Civil prende trio de mulheres com 3kg de drogas em Natal

 

Policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) prenderam domingo (7) três mulheres acusadas de tráfico de drogas. Com elas a Polícia Civil apreendeu três quilos de maconha e 600 gramas de crack. As prisões se deram após um trabalho de investigação feito pela unidade policial.

Foram presas Ana Patrícia Silva de Lira, de 30 anos, Francisca Cleisa da Silva, de 41 anos, e Francisca Patrícia, de 25 anos. O flagrante foi feito na rodoviária de Natal, na Cidade da Esperança, quando as acusadas teriam recebido a droga, após serem monitoradas pela equipe da Denarc. Na delegacia as mulheres negaram o crime, acusando umas às outras. Segundo as investigações, o entorpecente seria levado para a zona Leste de Natal.

 

Prefeitura de Mossó

Curso para tratar bem as mulheres

Homens que estão sendo processados por tratarem mal suas mulheres estão participando de um grupo de orientação, com realização de 10 encontros, onde recebem informações para melhorar as relações sociais e a convivência com as companheiras.
A iniciativa é do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar em parceria com a 72ª Promotoria de Justiça.
O primeiro encontro foi dia 15 deste mês.
Gelo Camelo