Brasil produziu 6,9 milhões de toneladas de algodão em 2019

Prefeitura de Mossó

Desde o início dos anos 2000, a cultura do algodão vem ocupando cada vez mais espaço no agronegócio brasileiro. Em 2019, o Brasil produziu aproximadamente 6,9 milhões de toneladas do produto, marca que colocou o país como o quarto maior produtor mundial, ficando atrás da China, Índia e Estados Unidos. As exportações de algodão em pluma geraram divisas externas, em 2019, de R$ 10,6 bilhões.

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) analisou a trajetória da cultura de algodão no Brasil e o caminho percorrido até que o país alcançasse o lugar de competitividade que ocupa atualmente. “O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio da cadeia do algodão, calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) foi R$ 16,1, bilhões em 2017.

Esse é um cenário sinalizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) como promissor já que, além de o Brasil estar entre os principais produtores, é também um dos maiores consumidores desse produto”, aponta a publicação do Ipea.

Quer mais informações? Acesse o site do Governo Federal do Brasil. AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *