Covid leva bares, restaurantes e similiares a focar em tecnologia

Bazar Flor de Lis
Foto Divulgação Engenharia de Comunicação

Especializada em soluções em gestão para food service, a ACOM Sistemas constata que o setor de restaurantes, lanchonetes, bares e similares tem utilizado os períodos em que os estabelecimentos precisam suspender o atendimento presencial devido aos decretos das autoridades sanitárias para focar em gargalos internos.

Nesse olhar para os processos internos, os empresários identificam procedimentos que podem ter sua eficiência melhorada, conforme afirma Eduardo Ferreira, CCO da ACOM, empresa com sede em Curitiba e unidades em Cascavel (também no Paraná) e na cidade de São Paulo.

“Donos de restaurantes, bares e lanchonetes estão cientes de que o enfrentamento dessa crise passa por rever processos, para torná-los mais eficientes. A fase de baixa nas atividades traz muita incerteza e insegurança, mas, ao mesmo tempo, é o momento para se dedicar a enfrentar problemas internos. Negócios que melhor se prepararem estarão mais aptos para se recuperar na retomada”, avalia o executivo.

Eduardo Ferreira, da da Acom Sistemas

As soluções disponíveis suprem necessidades imediatas também – como a prestação de serviços por delivery. Uma ferramenta da ACOM Sistemas, a “Engenharia de Cardápio” (que faz parte do ERP EVEREST),  permite, a partir do controle preciso do que cada prato, lanche ou combo demanda de ingredientes e alimentos, adequar o menu feito para as especificidades da refeição montada para a entrega. Adequação que evita desperdícios e garante um uso mais racional dos insumos.

Custos caem, melhorando os resultados financeiros, pontua Ferreira. “Dessa forma, os estabelecimentos passam a ter lucratividade com o delivery. E, neste período em que é preciso estar com as portas fechadas, o delivery se torna a única fonte de receita para restaurantes, lanchonetes e bares”, acrescenta o executivo, ilustrando a importância de uma solução em gestão para a atividade-fim do negócio.

Outra solução fornecida pela ACOM Sistemas dentro do ERP, o CMV (custo da mercadoria vendida), proporciona ao gestor do restaurante, bar ou lanchonete padronizar a quantidade precisa de ingredientes por prato, porção ou lanche – o sistema faz esse cálculo. “Isso acaba com desperdícios. Além de se evitar perda de comida, diminuem-se custos. Rentabiliza-se melhor cada prato, cada porção, cada lanche”, assinala o CCO da empresa.

Com informações de Nicole Thuler – Da Engenharia de Comunicação

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