Francisco Cassiano Júnior nasceu em dezembro de 1982 no bairro Soledade II, Zona Norte de Natal.
Filho de um policial militar e de uma dona de casa, ele sempre teve uma vida agitada. Ao mesmo tempo em que viveu em vários bairros de Natal (Santa Catarina, Panatis, Igapó, Alecrim e Coophab), também estudou em diversos colégios diferentes: Centro Educacional Pequerrucho, Escola Estadual Dióscoro do Val, Escola Alternativo, Ferro Cardoso, Expansivo e Encanto.
Cassiano também tem muita história para contar nos empregos pelos quais passou. Desde cedo ele começou a trabalhar para ajudar a família “Meu primeiro emprego foi ajudante no escritório, aos 14 anos.”, lembra.
Além disso, também foi dono da própria oficina de metalurgia de suporte de decoração de bolos, trabalhou como soldador de estruturas de eventos em salões de recepções, fez extra de garçom em bufês e vários restaurantes, foi gerente de bar e, por fim, há nove anos, se tornou dono do próprio estabelecimento, o Cassiano Rei do Caranguejo, que atualmente funciona na Avenida Abel Cabral.
Com uma passagem por tantos trabalhos, Cassiano aprendeu muita coisa na vida. Uma delas é que o peso do Estado sobre os empreendedores é tão grande que muitas vezes o empresário percebe Poder Público como um inimigo ao invés de um facilitador. “São muitos impostos e muito pouco retorno para a população”, diz ele.
Para Cassiano, o pior comportamento social é aquele que empurra as pessoas para longe da política. “Ao contrário de se afastar, de ter raiva, eu acho que a população deve se inteirar da política todos os dias, para poder entender como funciona a cabeça dos políticos e obrigá-los a fazer o que a sociedade precisa e não o que é conveniente para eles”.
Agora em 2024 Cassiano se filiou ao Partido Solidariedade e é pré-candidato a vereador de Natal.
“No Solidariedade nenhum pré-candidato é vereador com mandato ou político de enorme estrutura. Todos são como eu: pessoas que estão lutando por uma vaga na Câmara”, explica ele.