Quem é Jean Silvino?

Nascido em 1977 no bairro Pinheiros, na capital de São Paulo, Jean Silvino da Silva é um dos profissionais mais conhecidos do mercado das empresas de alimentos e bebidas de Natal. Com quase 30 anos de atuação no ramo, já trabalhou diretamente e prestou serviços a cerca de 30 restaurantes do RN, atuando como garçom, maître, gerente e consultor para treinamento de equipes e inaugurações de empreendimentos.

Filho de nordestinos que foram tentar a vida em São Paulo, aos 14 anos ele voltou com a família para viver em Natal e por aqui morou em três bairros diferentes, Aparecida (Petrópolis), Nova Natal e, atualmente, no Soledade II.

Em Natal, estudou nas escolas Augusto Severo, Anísio Teixeira e cursou parte do curso de Administração na faculdade Estácio.

Trabalhando ininterruptamente por tantos anos no mesmo segmento, Jean começou a perceber que Natal é uma cidade com alguns defeitos estruturais tanto para o desenvolvimento pessoal dos trabalhadores quanto para as empresas que os contratam.

“O problema do trabalhador já começa pelo alto custo de vida. O transporte é caro, ruim e limitado, a alimentação é cara, os impostos são altos e os serviços públicos horríveis/precários. Não temos segurança e nem saúde. Além disso, a formação escolar básica das pessoas é deficitária, o que nos torna um mercado com menor produtividade e sempre desconfiado quanto à longevidade dos negócios”, diz Jean.

Há muitos anos Jean percebeu que parte dos problemas que as pessoas enfrentam tem origem nas decisões que a classe política toma.

“Sempre acompanhei a política e sei que uma boa gestão na administração de uma cidade pode favorecer muito a qualidade de vida da população. E para que isso aconteça, é preciso que a Câmara Municipal tenha vereadores dispostos a fiscalizar as prefeituras. Fiscalizar não na condição de perseguir ou chantagear os prefeitos. Mas, sugerir e cobrar com altivez um mínimo de produtividade do Poder Público: uma escola funcionando, uma saúde descente, um transporte seguro – que a gente tenha a certeza de que vai ir e voltar do trabalho com dignidade”.

“Eu moro na Zona Norte e sei, por exemplo, que muita gente da região trabalha em Ponta Negra. E uma das maiores dificuldades é o transporte público. Os funcionários de restaurantes vivem uma tensão diária no trabalho porque, se perderem o último transporte da noite, terão que esperar o dia amanhecer para chegar em casa. E o patrão também perde, porque se o funcionário está insatisfeito e tenso, a produtividade diminui”, comenta.

Agora em 2024, Jean tomou uma das maiores decisões de sua vida. Filiou-se a um partido político, o Solidariedade, formou um grupo de pessoas ao seu lado e está construindo uma pré-candidatura de vereador por Natal.

Gelo Camelo

Quem é Cassiano, O Rei do Caranguejo?

Francisco Cassiano Júnior nasceu em dezembro de 1982 no bairro Soledade II, Zona Norte de Natal.

Filho de um policial militar e de uma dona de casa, ele sempre teve uma vida agitada. Ao mesmo tempo em que viveu em vários bairros de Natal (Santa Catarina, Panatis, Igapó, Alecrim e Coophab), também estudou em diversos colégios diferentes: Centro Educacional Pequerrucho, Escola Estadual Dióscoro do Val, Escola Alternativo, Ferro Cardoso, Expansivo e Encanto.

Cassiano também tem muita história para contar nos empregos pelos quais passou. Desde cedo ele começou a trabalhar para ajudar a família “Meu primeiro emprego foi ajudante no escritório, aos 14 anos.”, lembra.

Além disso, também foi dono da própria oficina de metalurgia de suporte de decoração de bolos, trabalhou como soldador de estruturas de eventos em salões de recepções, fez extra de garçom em bufês e vários restaurantes, foi gerente de bar e, por fim, há nove anos, se tornou dono do próprio estabelecimento, o Cassiano Rei do Caranguejo, que atualmente funciona na Avenida Abel Cabral.

Com uma passagem por tantos trabalhos, Cassiano aprendeu muita coisa na vida. Uma delas é que o peso do Estado sobre os empreendedores é tão grande que muitas vezes o empresário percebe Poder Público como um inimigo ao invés de um facilitador. “São muitos impostos e muito pouco retorno para a população”, diz ele.

Para Cassiano, o pior comportamento social é aquele que empurra as pessoas para longe da política. “Ao contrário de se afastar, de ter raiva, eu acho que a população deve se inteirar da política todos os dias, para poder entender como funciona a cabeça dos políticos e obrigá-los a fazer o que a sociedade precisa e não o que é conveniente para eles”.

Agora em 2024 Cassiano se filiou ao Partido Solidariedade e é pré-candidato a vereador de Natal.

“No Solidariedade nenhum pré-candidato é vereador com mandato ou político de enorme estrutura. Todos são como eu: pessoas que estão lutando por uma vaga na Câmara”, explica ele.

Bazar Flor de Lis

EXPECTATIVA EM PARNAMIRIM! Outra pesquisa foi registrada

Até agora a pré-candidata Nilda vem ganhando quase todas

Uma segunda pesquisa eleitoral foi registrada na Justiça Eleitoral para ser divulgada em Parnamirim (RN). Pelo que vi, o registro foi feito hoje, 1 de abril. Não sei ainda quando será a divulgação.

Até agora, só uma pesquisa foi divulgada no município neste ano de 2024. ESTA AQUI

Desde o ano passado, praticamente todas as pesquisas deram a Professora Nilda na frente dos demais pré-candidatos.

Bazar Flor de Lis

Partido Solidariedade começa treinamento de seus pré-candidatos de Natal e Parnamirim

Kelps vai ensinar aos pré-candidatos a dar produtividade às suas campanhas

O Partido Solidariedade já marcou para março o início das aulas da Escola de Vereadores, fundada em 2020 para treinar seus pré-candidatos a organizar suas futuras campanhas para as eleições municipais.

Neste ano, a Escola de Vereadores terá alunos de Natal e Parnamirim.

Um dos coordenadores da escola será o ex-deputado Kelps, que vai ensinar aos pré-candidatos como aplicar eficiência e produtividade aos recursos de suas estruturas.

“Não serão aulas teóricas, apenas para empurrar conteúdo aos pré-candidatos. Nada disso. Vamos ensinar as mesmas técnicas que aplicamos nas campanhas que coordenamos e participamos nos últimos 25 anos”, explica Kelps.

Vários palestrantes vão participar das aulas, ensinando desde logística, tática eleitoral, comunicação adequada e marketing.

Prefeitura de Mossó

Avisem aos partidos políticos para cumprirem a cota

Dados da Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte apontam que onze vereadores eleitos em 2020 tiveram seus mandatos cassados após comprovada a fraude à cota de gênero. As cidades em que houve cassação de mandato desde a posse dos eleitos em 2021, foram: Martins, Macau , Currais Novos e Mossoró. 

Em 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou 216 processos envolvendo cota de gênero, a maioria deles, incluindo fraude a partir do registro de candidatas femininas fictícias, para preencher enganosamente o percentual mínimo de 30% de candidaturas de um mesmo sexo, exigido pela legislação. 

Bazar Flor de Lis

Para disputar eleição este ano tem que cumprir este prazo

A data limite para estar filiado a um partido político a tempo de concorrer nas Eleições Municipais de 2024 é 6 de abril, ou seja, seis meses antes da votação. Esse também é o prazo final para os futuros candidatos estarem com o domicílio eleitoral estabelecido na circunscrição onde pretendem concorrer.

Prefeitura de Mossó

Kelps, Bruno Araújo e Bruno Giovani analisam pré-candidatura de Paulinho Freire

A notícia política mais importante do mês de janeiro 2024 em Natal foi o lançamento da pré-candidatura do deputado federal Paulinho Freire para prefeito da cidade. Na 96 FM, os comentarias Kelps Lima, Bruno Araújo e Bruno Giovani fizeram a análise do lançamento.

Gelo Camelo