Quem é Mafaldo Pinto?

Gelo Camelo

Filho de agricultores, nascido em 1973 no município de Viçosa, na região Oeste do Rio Grande do Norte, Augusto James Pinto Mafaldo veio morar em Natal aos 10 anos de idade, enviado pelos pais para ir à escola e tentar a vida na capital.

Na cidade grande ele estudou, se formou, construiu profissão de servidor público e também empreendeu na vida artística, tornando-se personagem conhecido do público potiguar: o humorista Mafaldo Pinto.

CIDADE DA ESPERANÇA
“No tempo antigo, quando não tinha tecnologia, os pais mandavam os filhos para a cidade grande na esperança de uma vida melhor. No interior não havia acesso ao conhecimento. Foi assim comigo também. Meus pais eram agricultores e aos 10 anos eu fui enviado de Viçosa para morar com os meus irmãos, na Cidade da Esperança”, lembra Mafaldo.

Após se radicar em Natal ele morou no Baldo, em casa de tios, e quando adulto morou no bairro Planalto. Na capital estudou em quatro colégios diferentes: Sossego da Mamãe, Escola Ary Parreiras, Anísio Teixeira e, mais tarde, no antigo Colégio Dinâmico da Cidade Alta.

Mafaldo Pinto é casado com Edmara Lúcia Serafim Mafaldo e pai de Vinícius Fagoni Mafaldo.

PASSOU EM DOIS CONCURSOS PÚBLICOS
O sonho dos pais foi realizado. Após concluir o ensino médio, Mafaldo conseguiu aprovação na UFRN, onde cursou faculdade de Comunicação Social Rádio/TV (hoje o curso se chama audiovisual), fez Jornalismo, licenciatura em Teatro e especialização em Processo de Cuidar em Saúde.

Todos esses cursos foram decisivos para a formação e a vida profissional. Mafaldo passou em dois concursos públicos, o primeiro para a Polícia Militar e o outro para a área médica no Hospital Onofre Lopes, onde trabalha atualmente como servidor público federal no setor de radiologia.

Os cursos de rádio e jornalismo o aproximaram do mundo da comunicação, fazendo-o ingressar em um programa de rádio que viria a despertar sua veia humorística. “Comecei na 96 FM, aos sábados, no Programa Bagaço, das 19h às 20h. Sempre contava piada e fazia imitações. E uma coisa foi puxando a outra. Com o tempo, virei apresentador de Aulas da Saudade e humorista na televisão. Participei até do programa do TOM e da Ana Hickman, através de uma seletiva da Rede Record, dando início à carreira profissional no humorismo”, lembra Mafaldo.

Hoje ele convive com as duas rotinas. Trabalha como servidor público e mantém a carreira de humorista, com frequentes espetáculos em teatros.

Há tempos, porém, Mafaldo sente a vontade de participar da política. Para ele, “muitas coisas erradas que existem em Natal só serão consertadas quando mais e mais gente participar da política. A pior coisa que as pessoas fazem é achar a política uma coisa ruim e distante. É aí que os políticos se aproveitam. Eu tenho vontade de mudar as coisas e, para isso, sei que não adianta só reclamar, é preciso disputar eleições e induzir as mudanças na Câmara de Vereadores.”, explica.

Recentemente ele assinou ficha de filiação em um partido, o Solidariedade, e está organizando o projeto para ser candidato a vereador nas eleições de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *