Quem é Jean Silvino?

Nascido em 1977 no bairro Pinheiros, na capital de São Paulo, Jean Silvino da Silva é um dos profissionais mais conhecidos do mercado das empresas de alimentos e bebidas de Natal. Com quase 30 anos de atuação no ramo, já trabalhou diretamente e prestou serviços a cerca de 30 restaurantes do RN, atuando como garçom, maître, gerente e consultor para treinamento de equipes e inaugurações de empreendimentos.

Filho de nordestinos que foram tentar a vida em São Paulo, aos 14 anos ele voltou com a família para viver em Natal e por aqui morou em três bairros diferentes, Aparecida (Petrópolis), Nova Natal e, atualmente, no Soledade II.

Em Natal, estudou nas escolas Augusto Severo, Anísio Teixeira e cursou parte do curso de Administração na faculdade Estácio.

Trabalhando ininterruptamente por tantos anos no mesmo segmento, Jean começou a perceber que Natal é uma cidade com alguns defeitos estruturais tanto para o desenvolvimento pessoal dos trabalhadores quanto para as empresas que os contratam.

“O problema do trabalhador já começa pelo alto custo de vida. O transporte é caro, ruim e limitado, a alimentação é cara, os impostos são altos e os serviços públicos horríveis/precários. Não temos segurança e nem saúde. Além disso, a formação escolar básica das pessoas é deficitária, o que nos torna um mercado com menor produtividade e sempre desconfiado quanto à longevidade dos negócios”, diz Jean.

Há muitos anos Jean percebeu que parte dos problemas que as pessoas enfrentam tem origem nas decisões que a classe política toma.

“Sempre acompanhei a política e sei que uma boa gestão na administração de uma cidade pode favorecer muito a qualidade de vida da população. E para que isso aconteça, é preciso que a Câmara Municipal tenha vereadores dispostos a fiscalizar as prefeituras. Fiscalizar não na condição de perseguir ou chantagear os prefeitos. Mas, sugerir e cobrar com altivez um mínimo de produtividade do Poder Público: uma escola funcionando, uma saúde decente, um transporte seguro – que a gente tenha a certeza de que vai ir e voltar do trabalho com dignidade”.

“Eu moro na Zona Norte e sei, por exemplo, que muita gente da região trabalha em Ponta Negra. E uma das maiores dificuldades é o transporte público. Os funcionários de restaurantes vivem uma tensão diária no trabalho porque, se perderem o último transporte da noite, terão que esperar o dia amanhecer para chegar em casa. E o patrão também perde, porque se o funcionário está insatisfeito e tenso, a produtividade diminui”, comenta.

Agora em 2024, Jean tomou uma das maiores decisões de sua vida. Filiou-se a um partido político, o Solidariedade, formou um grupo de pessoas ao seu lado e está construindo uma pré-candidatura de vereador por Natal.

Bazar Flor de Lis

QUEM É MURILO VIEIRA?

Paraibano da cidade de Souza, nascido em 1972, Murilo Vieira do Amaral Filho vive em Natal desde os 12 anos de idade, quando migrou com a família para o bairro de Ponta Negra.

O pai de Murilo foi funcionário dos Correios. A mãe dele, dona Áurea, foi parteira “uma das primeiras a atuar na maternidade do município de Portalegre”, na região Serrana, no Oeste do Rio Grande do Norte, e também trabalhou mais de vinte anos com o Padre José Mário e Padre Edmilson, em Ponta Negra.

A casa para a qual Murilo e seus pais mudaram da Paraíba para Natal permanece na família até hoje. Fica ao lado da igreja católica do Conjunto Ponta Negra.

Adolescente na Zona Sul, ele viveu ativamente as alegrias que encantavam a juventude da cidade de Natal nos anos 80. A primeira escola na qual estudou na cidade foi o Marista. Depois mudou para o Ferro Cardoso e também frequentou as escolas Machadão (de Ponta Negra) e Escola Técnica do Comércio, na Ribeira.

Há 20 anos, ao entender quão danosa é a influência das drogas e do álcool na vida das pessoas, Murilo decidiu se dedicar ao acolhimento de dependentes químicos. Hoje ele mantém um projeto que apoia pessoas que precisam de ajuda para fugir desse problema. Para ele, a droga é um atraso e não um avanço na vida das pessoas.

“Acho que o uso de drogas é algo negativo e destruidor e trabalho diariamente para ajudar aqueles que desejam abraçar a abstinência”, diz Murilo.

Outra atividade que ele entende bem é a política. Por muitos anos atuou em um grupo que sempre disputou eleições em Natal e com essa experiência decidiu tentar um mandato na Câmara Municipal.

“ Acredito que existe uma parcela da sociedade que tem consciência do efeito negativo da dependência química e precisa cerrar fileiras na política contra esse avanço. Meu foco é o fortalecimento do trabalho das comunidades terapêuticas, com grande atuação também na prevenção ao uso de drogas, cobrando ferramentas, políticas públicas sobre drogas e um maior acesso dos menos favorecidos ao esclarecimento dos malefícios que a droga pode causar!”.

Filiado ao partido Solidariedade, Murilo é pré-candidato a vereador em Natal em 2024.

Prefeitura de Mossó

Raimundo Jorge reúne parte dos amigos e avisa que é pré-candidato a vereador de Natal

Personagem histórico do bairro de Igapó e ex-vereador de Natal, o líder comunitário Raimundo Jorge avisou aos amigos que pretende construir uma pré-candidatura candidato ano que vem a uma vaga na Câmara Municipal.

“Esse momento não seria completo sem a presença de notáveis líderes e defensores dos interesses do nosso município. Em particular, gostaria de expressar minha gratidão ao distinto advogado Bruno Gomes, uma figura proeminente e respeitada no bairro das Quintas e em toda Natal. Sua dedicação e experiência política são uma inspiração para todos nós” disse Raimundo Jorge.

Gelo Camelo