Valêska Albuquerque Lima da Silva Valdivino nasceu em Natal, na Maternidade da Base Naval, no Alecrim, em 28 de junho de 1971.
Neta de militar e filha de funcionários públicos, hoje aposentados, teve educação cristã, estudando no Colégio das Neves do jardim de infância até a 6ª série, depois, com a situação financeira apertada e mais irmãos, foi para o ensino público, estudando na Escola Técnica do Comércio, Escola Newton Braga de Farias e Atheneu.
Passou na seleção para o Colégio Agrícola de Jundiaí, onde concluiu o ensino técnico em Agropecuária.
“Minha infância se dividiu entre Alecrim e Lagoa Seca, depois fomos para Mirassol, Pirangi/Jiqui e Capim Macio, após casar, morei na zona norte, no Brasil Novo e Parque dos Coqueiros. Em 2001, voltei para zona sul por causa do meu trabalho como professora de reforço. Morei em Capim Macio, Pirangi, Vila de Ponta Negra e, atualmente, moro em Capim Macio há 06 anos.”
Valêska cursou Pedagogia Plena na UFRN e tornou-se especialista em Pedagogia Empresarial pela UnP.
“Atuei desde o ensino infantil, berçário, até ensino superior, como professora de didática no IFRN. Como pedagoga empresarial atuei pelo SESI dando cursos e palestras a trabalhadores da Cia. Hering, Usina Estivas, Constell Construtora.”, conta.
Há alguns anos, sentindo a falta de uma entidade de classe específica para sua categoria, ela decidiu fundar a Associação dos Pedagogos do RN, entidade da qual faz parte até hoje.
Uma das decisões de vida de Valêska é defender a pedagogia, combatendo interferências alheias às competências dos pedagogos.
“Luto diariamente pelo reconhecimento da Importância do Ensino Básico Público e de Excelência, afinal, na formação básica de todo profissional existiu uma pedagoga mediando seus conhecimentos e despertando suas competências; e da Valorização dos Pedagogos de Natal e do RN. Acredito que só seremos uma sociedade melhor e mais desenvolvida a partir da Educação.”, explica. Agora em 2020, Valêska está construindo uma pré-candidatura de vereadora em Natal.