Solidariedade elege vereador deficiente visual em São Miguel (RN)

Bazar Flor de Lis

Com deficiência visual nos dois olhos, o futuro vereador José Nelto de Carvalho, de 33 anos, é provavelmente o único político completamente cego eleito em 2020 no Rio Grande do Norte.

Filiado ao partido Solidariedade, José Nelto teve 591 votos na cidade de São Miguel, região Oeste Potiguar, vizinho ao município de Pau dos Ferros, e vai assumir uma cadeira na próxima legislatura da Câmara Municipal.

Ao centro: José Nelto ficou cego aos 7 anos

Nascido no ano de 1987, no sítio Riachão, os pais de José Nelto foram agricultores e tiveram 9 filhos.

Apenas ele teve deficiência visual, com a perda total da visão, aos 7 anos.

A cegueira não foi obstáculo para que construísse uma bonita história vencedora. Aos 13 anos, José Nelto foi viver em Mossoró e de lá para cá teve a educação como uma aliada na sua trajetória de vida.

As dificuldades não evitaram que José Nelto se formasse em Direito na UERN

“No ano de 2010, entrei para a faculdade de direito da UERN, em uma turma de 40 estudantes. Fui o 23º melhor colocado no vestibular, sendo o 8º em melhor colocação na categoria de alunos de escola pública. Em 2015, com a graça de Deus me formei, sendo um dos melhores alunos da turma, tendo, inclusive, obtido nota máxima no trabalho de conclusão de curso. Até o momento, também sou o único filho daqueles 9 a alcançar um curso de nível superior e passar em um concurso público.”, conta o vereador eleito.

Hoje José Nelto é servidor público da UFERSA – Universidade Federal do Semi-Árido, casado e pais de três filhos.

Na Câmara Municipal, José Nelto quer fazer do seu mandato uma agenda constante na construção de um ambiente que facilite o acesso das pessoas com deficiência em todas as atmosferas da gestão pública, diminuindo e cortando todos os obstáculos.

Outras bandeiras do vereador são o esporte amador, a melhoria da vida do homem do campo e a melhoria das condições de saúde. “A Saúde Pública é uma das áreas mais precárias hoje em nossa cidade de São Miguel”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.