Manifestação defende funcionamento do Centro Especializado em Reabilitação, de Pau dos Ferros

Usuários e funcionários da Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição (Abenção), habilitada pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação IV e Oficina Ortopédica, ambos em Pau dos Ferros, fizeram nesta sexta-feira (6) uma manifestação em defesa da manutenção dos serviços.

A Abenção atende em média 1.000 pacientes por mês, com mais de 40 mil procedimentos ao ano, mas está sob risco de paralisar os atendimentos para as pessoas com deficiência porque há 3 meses não recebe os recursos do convênio.

Com informações do jornalista Marcos Alexandre

Gelo Camelo

Serviços do CER 4 de Pau dos Ferros mantidos pela Abenção estão funcionando normalmente

A Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição (Abenção), responsável pelo Centro Especializado em Reabilitação, sediado em Pau dos Ferros e, como CER 4, habilitado pelo Ministério da Saúde a atender pessoas com quatro tipos de deficiência (física, intelectual, auditivo e visual), mantém todos os seus serviços operando normalmente.

Por esta razão, informamos a pacientes, usuários e aos gestores dos 37 municípios que integram a 6ª URSAP (Unidade Regional de Saúde Pública) que continuamos prestando nossa assistência integralmente e sem nenhum tipo de alteração ou interrupção, da mesma forma como sempre ocorreu.

Caso algum município ou paciente tenha qualquer tipo de dificuldade com a regulação do seu atendimento, pedimos que entre em contato com a Abenção pelo telefone 3351-2205 (usado também para WhatsApp), que atuaremos diretamente para solucionar os eventuais casos com nossos atendentes.

Reiteramos, por fim, a confiança nos nossos serviços, prestados há 28 anos, integrados à rede de atenção a pessoas com deficiência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e reconhecidos pela sociedade.

Diretoria da Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição – Abenção

Bazar Flor de Lis

Natalense recupera independência locomotora após três anos de espera

Depois de três anos de espera, após ter perdido uma das pernas em um assalto, o natalense Francis Brendel, 26 anos conseguiu uma prótese que agora permite autonomia em mobilidade.

A prótese foi entregue na última sexta-feira (14), na Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição (Abenção), em Pau dos Ferros.

Ao se ver na condição de amputado, Francis Brendel recorreu de imediato aos serviços do Centro de Reabilitação de Adultos (CRA). Porém, em três anos de tentativas, não conseguiu a prótese na unidade, mantida pelo Governo do Estado em Natal.

A partir daí, acabou perdendo auto-estima e passou a enfrentar problemas extras de saúde, incluindo uma severa depressão. Até que, cerca de dois meses atrás, através da indicação de um amigo, tomou conhecimento da existência e dos serviços prestados pela Abenção, em Pau dos Ferros.

Com esperança renovada, fez contato com a Associação. Recebeu de volta pronta atenção, primeiro remotamente, com orientações pré-protetização. Faltava ainda um último obstáculo a superar: juntar recursos para percorrer os 400 quilômetros que separam Natal de Pau dos Ferros. Novamente contou com o apoio de familiares e amigos para garantir o dinheiro da viagem.

Chegou a Pau dos Ferros na última quinta-feira (13) e, no mesmo dia, recebeu a prótese. Passou ainda um dia na Abenção para procedimentos de adaptação ao equipamento e, no dia seguinte, já estava liberado para voltar a Natal e iniciar uma nova etapa de sua vida. “Com a prótese fornecida pela Abenção, voltei a ser totalmente indepedente. Faz dois dias que não faço outra coisa, a não ser chorar de felicidade”, comemora Francis Brendel.

Expansão
A diretora-geral da Abenção, Nadja Diógenes, destaca que nada gratifica mais a equipe da instituição que ver os bons resultados de ações como as que contemplaram Francis Brendel. “Estamos prontos a ajudar pessoas como Francis. Ficamos felizes em termos participado de uma vitória tão importante para ele, assim como fazemos com tantos outros potiguares”, destaca ela.

Nadja Diógenes lembra que nos próximos meses os serviços da Abenção serão ampliados para outras regiões do Estado. Natal vai contar até março com uma oficina ortopédica da Associação, o que vai beneficiar e garantir próteses e órteses a pessoas com deficiência na Região Metropolitana da capital. Hoje, a Abenção atende a pessoas de 37 municípios da região Alto Oeste do Estado.

Gelo Camelo