AGOSTO LILÁS – Cristiane combate a violência contra a mulher

Cristiane Dantas é deputada estadual do Rio Grande do Norte

Marcando a abertura do Mês de Proteção à Mulher, a deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade), presidente da Frente Parlamentar da Mulher da Assembleia Legislativa, promoverá audiência pública com o tema “Agosto Lilás e o combate a todo tipo de violência contra a mulher na sociedade”.

O debate acontecerá na próxima segunda-feira (1º/08) e marcará o mês de mobilização pelo aniversário de 16 anos de Lei Maria da Penha. A audiência será realizada às 14h, no auditório Deputado Cortez Pereira, na Casa legislativa.

Prefeitura de Mossó

Em Goianinha, Cristiane participa de mobilização em defesa da mulher

Deputada Cristiane Dantas foi palestrante em Goianinha nesta quarta-feira

A deputada estadual Cristiane Dantas participou de uma mobilização social promovida pela Prefeitura Municipal de Goianinha na manhã desta quarta-feira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Igreja Anglicana Amor, reunindo cerca de 100 pessoas.

Na ocasião, além da deputada Cristiane Dantas, palestraram sobre a prevenção da violência doméstica contra a mulher a prefeita Nira Galvão, pastora Sônia Santos, a secretária de Assistência Social, Dayse Galvão.

Gelo Camelo

Deputada Cristiane visita comércio e delegacia e percorrerá municípios para divulgar o Agosto Lilás

Mobilizar os estabelecimentos comerciais para o Agosto Lilás e a campanha “Sinal Vermelho Contra a violência doméstica”. Esse foi o objetivo da visita realizada pela deputada estadual Cristiane Dantas à loja Vale do Pará, na manhã desta terça-feira (24).

A deputada foi recebida pela empresária Valdivânia Farias, conversou com os funcionários da loja e distribuiu a cartilha do mandato com informações sobre a Lei Maria da Penha, as legislações estaduais e telefones úteis da rede de proteção à mulher no Rio Grande do Norte.

“É importante dialogar com todos os públicos sobre a prevenção da violência doméstica. Se uma mulher procurar ajudar aqui na loja, ao ter conhecimento dessas informações, vocês poderão direcionar para os órgãos de segurança e salvar uma vida. O sinal vermelho é apenas simbólico. Agradeço a Val por ter aberto as portas para que possamos vir até aqui apresentar a importância do Agosto Lilás”, pontuou Cristiane na conversa com os colaboradores da loja.

Nesta segunda-feira (23), a deputada visitou a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) da Zona Norte, onde conversou com a delegada titular Ana Alexandrina Gadelha. No local, foi informada de que a estrutura da delegacia vai melhorar com a mudança de prédio que ocorrerá nos próximos dias. A nova sede da DEAM ZN será o Fórum Varela Barca, também na Zona Norte.

Agenda nos municípios

Nesta quarta-feira (25), a deputada Cristiane Dantas vai cumprir agenda do Agosto Lilás no município de Goianinha, onde fará palestra para cerca de 100 pessoas. Na quinta-feira será a vez do município de São Tomé, na região Potengi, onde participará de uma audiência pública na Câmara Municipal em companhia do vereador Jean Mackson. Em agenda semelhante, Cristiane já esteve neste mês nos municípios de São José de Mipibu, Pedro Velho e Senador Georgino Avelino, além de visita à OAB e à  DEAM Zona Sul.

Bazar Flor de Lis

Bancada do Solidariedade RN quer agressores de mulheres com tornozeleiras

Os deputados do Partido Solidariedade RN aprovaram leis que dificultam as agressões de homens contra as mulheres.

Uma das leis, Nº 10.331/2018, coloca tornozeleira eletrônica nos agressores e, dessa forma, todas às vezes que eles se aproximarem das vítimas a polícia é acionada e pode agir a tempo de evitar nova agressão – e também encarcerar o agressor pela desobediência ao descumprir da distância mínima de afastamento.

Outra lei da bancada do Solidariedade, N° 10.720/2020, obriga os condomínios a informarem às autoridades casos de violência contra mulheres ocorridos dentro de seus limites, construindo uma rede de denúncias de situações que jamais viriam ao conhecimento da segurança pública pelo medo que as vítimas sentem dos acusados.

Para que essas leis sejam efetivamente cumpridas, Cristiane Dantas, Subtenente Eliabe e Kelps Lima criaram uma campanha de endurecimento do combate às agressões contra as mulheres.

Os deputados estão cobrando do Governo um trabalho ostensivo de controle com tornozeleira eletrônica dos homens agressores e a regulamentação da lei de proteção nos condomínios.

Criada para fazer parte do Agosto Lilás, a campanha de Kelps, Eliabe e Cristiane vai utilizar meios de comunicação digital e offline para convencer as autoridades da importância que o cumprimento da legislação tem para a melhoria da qualidade de vida das mulheres.

“Quando a mulher é agredida ela é levada para uma casa de apoio para ficar longe do agressor. Acaba que nesse movimento ela é quem fica presa, sem poder ir à rua com medo do marido ou namorado. Nós queremos que ocorra o contrário: a mulher fique livre para ir onde quiser e o agressor seja controlado pela tornozeleira eletrônica. Se ele se aproximar da vítima, será pego”, explica o deputado Kelps.

Prefeitura de Mossó