Tribunal tem a primeira estagiária com síndrome de down

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) realizou, no último dia 11 de dezembro, a formalização do primeiro contrato de estágio de uma pessoa com deficiência intelectual na Justiça Eleitoral alagoana. Trata-se de Ana Clara Ardison, a Clarinha, que aos 24 anos passa a integrar a equipe de produção de conteúdo para as redes sociais do tribunal.

TSE

Prefeitura de Mossó

Fundador da Vila Galé recebe título de Cidadão em 4 estados brasileiros

O fundador e presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, recebeu o título de cidadão honorário em quatro capitais brasileiras. As homenagens foram realizadas no Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Bahia, em agradecimento aos seis hotéis e resorts localizados nestes estados, que movimentam o turismo por gerar mais de 1,5 mil postos de trabalhos diretos e somar mais de 2,5 mil leitos.

Jorge Rebelo de Almeida deu início ao grupo Vila Galé há 35 anos com um hotel na Praia da Galé, em Portugal. Já no Brasil, o primeiro empreendimento foi o Vila Galé Fortaleza, inaugurado há 22 anos. Atualmente, a rede conta com 41 empreendimentos, sendo 31 em Portugal e 10 no Brasil. Ainda neste mês, a rede chega a Cuba com o Vila Galé Cayo Paredón, um resort all inclusive em uma praia paradisíaca.

Gelo Camelo

Mais uma cassação eleitoral por fraude à conta de gênero

Plenário do Tribunal Superior Eleitoral durante sessão plenária desta terça (23) – Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Na sessão de julgamentos da terça-feira (23), foi reconhecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fraude à cota de gênero praticada pelo partido Progressistas (PP) no município de São Miguel dos Campos (AL). Para o Plenário, os fatos trazidos ao conhecimento da Corte Eleitoral comprovaram que uma das candidaturas femininas lançadas para concorrer ao cargo de vereador nas Eleições Municipais de 2020 era fictícia.

Por maioria, os ministros determinaram a nulidade dos votos recebidos pelo Progressistas no município, a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da legenda e os diplomas das candidaturas a eles vinculadas, com o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. A decisão deverá ser cumprida imediatamente.

O Colegiado seguiu o voto do relator, ministro Benedito Gonçalves, que deu provimento a recursos e reformou acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). Por entender que a exclusão da candidata envolvida na irregularidade não influenciaria o cálculo final do percentual de gênero – que ainda assim seria atingido pela legenda –, a Corte Eleitoral alagoana manteve os diplomas das pessoas eleitas.

Bazar Flor de Lis