Prefeitura de Parnamirim informa sobre risco de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos

A Vigilância Sanitária de Parnamirim informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos. O motivo da decisão foi a notificação de quase 800 casos de intoxicação relacionada a esse tipo de cosmético (cerca de 35 marcas de produtos). Mais de 95% das pessoas com problema buscaram atendimento médico em função de eventos adversos, como ceratites, dores e ardências oculares, hiperemia, sensação de corpo estranho nos olhos e até cegueira temporária.

O município orienta que qualquer efeito indesejável que possa ser relacionado ao uso desse tipo de produto ou de outros cosméticos seja rapidamente notificado à Anvisa através do link https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas.

A Vigilância Sanitária de Parnamirim informa ainda que os casos de estabelecimentos que insistam na comercialização de pomadas modeladoras devem ser denunciados junto ao órgão de controle municipal ligando para o 3644-8175. De acordo com a Anvisa, a investigação para identificar a causa do problema está em andamento. Até a conclusão dos trabalhos – e para evitar maiores danos – , a proibição da comercialização segue em vigor.

Gelo Camelo

Anvisa seleciona consultor para propor estratégias para redes sociais

Por meio de projeto de cooperação técnica internacional com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Anvisa seleciona consultor com o objetivo de realizar estudos e propor estratégias inovadoras para produção de conteúdo visual para as redes sociais da Agência. 

Acesse o Termo de Referência – https://bit.ly/353Xd0z e confira todos os detalhes. Caso você tenha interesse e perfil compatível com os requisitos do edital, envie seu currículo para ugp@anvisa.gov.br e escreva no assunto “ TOR PNUD – Comunicação Redes Sociais da Anvisa”.          

O período para recebimento dos currículos começa nesta quinta-feira (10/6) e vai até a próxima quarta-feira (16/6).      

Bazar Flor de Lis

Fiocruz é autorizada a produzir o insumo da vacina AstraZeneca

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na sexta-feira (30/4), a produção do insumo farmacêutico ativo (IFA) da vacina covid-19 dentro do escopo de transferência de tecnologia da AstraZeneca para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Com isso, a Fiocruz está autorizada a iniciar a produção de lotes-piloto, em escala comercial, da vacina covid-19 (recombinante) com o IFA produzido no Brasil.

A produção será destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Após os testes, a Fiocruz deve solicitar a inclusão do insumo no registro ou fazer um pedido de autorização de uso emergencial.

A aprovação técnica veio após a inspeção que verificou as Boas Práticas de Fabricação da linha de produção e concluiu que Bio-Manguinhos cumpre os requisitos das condições técnico-operacionais (CTO) para iniciar a produção de lotes.

Com informações do Governo Federal do Brasil

Gelo Camelo