Cristiane e Kelps cobram do Governo a execução da lei da Dignidade Menstrual para as mulheres

Os deputados Kelps e Cristiane Dantas realizaram uma audiência pública na Assembleia Legislativa do RN nesta quarta-feira, 11 de maio, para cobrar do Governo do Estado que coloque para funcionar a execução da lei que dá dignidade menstrual para as mulheres do RN.

De acordo com os deputados, mesmo o Governo do Estado tendo publicado, em novembro do ano passado, o decreto que regulamenta a execução da lei, o programa ‘Dignidade Menstrual’ ainda não foi iniciado, e não há qualquer sinalização oficial de quando isso vai ocorrer. Então, precisamos de respostas do Poder Executivo, especialmente no que diz respeito à distribuição de absorventes nas escolas”, cobrou a parlamentar.

“Quatro milhões de jovens brasileiras não têm acesso a itens de higiene básica nas escolas, quando estão no período menstrual. Esse dado é do Fundo de Populações nas Nações Unidas e da Unicef e mostra que 1 a cada 4 meninas faltam às aulas por não ter acesso ao item. Então, sem absorventes, muitas garotas e mulheres improvisam, utilizando papel higiênico, papelão, algodão ou pedaço de pano, o que pode afetar sua saúde, com risco de infecções”, explicou Cristiane Dantas, complementando que “por isso é necessário fazer esse debate público. Esse assunto não pode ser tratado como tabu”.

Bazar Flor de Lis