Idosos com mais de 65 anos de idade e pessoas com deficiência têm direito ao BPC

Idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é a garantia de um auxílio de um salário mínimo por mês. No caso de pessoas com deficiência, a condição tem que ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo.

Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário mínimo. O beneficiário deve estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), que deve ser feito antes de solicitar o benefício. Não é necessário ter contribuído ao INSS para requerer o benefício. As pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no instituto.

INSS

Gelo Camelo

INSS faz mutirão do BPC em quatro cidades no final de semana 24 e 25 de junho

No final de semana, dias 24 e 25 de junho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizará mutirões para agilizar a análise de benefícios assistenciais para pessoas com deficiência em Imperatriz (MA), Porto Velho (RO), Ariquemes (RO) e Santos (SP).

A iniciativa tem como foco a redução da fila de estoque dos benefícios pendentes de avaliação social, que é uma das etapas para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Os atendimentos são feitos mediante agendamento pelo número de telefone 135.
A ação acontece nas APS de Imperatriz (MA), Porto Velho (RO), Ariquemes (RO) e Santos (SP) com a presença de 53 assistentes sociais confirmados nas diferentes localidades.

Os mutirões para acelerar a análise desses benefícios já foram realizados nas cidades de Caruaru (PE), Pelotas (RS), Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM). Os próximos mutirões serão realizados em Montes Claros (MG), nos dias 1 e 2 de julho.

Confira as datas:
24 e 26/6: Imperatriz (MA), Porto Velho (RO) e Santos (SP)
1 e 2/7: Montes Claros

INSS

Bazar Flor de Lis