Maldade e mentira

É mentira que o brasileiro esteja vivendo melhor. Além dos aumentos dos preços por causa dos impostos e da dengue matando as pessoas, ainda temos os problemas antigos. E quando esses problemas antigos se relacionam a idosos ou deficientes, se tornam exercícios da maldade. Quer ver?

Nesta terça-feira, 30, o deputado Dr. Bernardo (PSDB) do Rio Grande do Norte, pediu à bancada federal do Estado para tentar uma solução junto ao Governo Federal para resolver a falta de médicos nas agências do INSS do interior do estado. Sem os profissionais, a população que precisa passar por uma perícia para regularizar benefícios, ou tem que enfrentar uma espera sem fim ou se deslocar para outra região.

“É simplesmente um absurdo”, disse o deputado, ressaltando que um cidadão do município de Venha Ver tem que viajar até Mossoró para tentar garantir a perícia e consequentemente seu benefício. De acordo com Dr. Bernardo, quase um milhão de brasileiros está em filas de perícias, e no Nordeste o número passa de 220 mil. Somente no Oeste potiguar, estão fechadas para perícias as agências de São Miguel, Pau dos Ferros, Martins, Patu, Apodi e Caraúbas.

É maldade ou não é?

Bazar Flor de Lis

Estamos envelhecendo

A população do Brasil está envelhecendo. Então, quem tem juízo está olhando e organizando o futuro e preparando a própria aposentadoria.

Por isso, é sempre bom olhar as notícias em torno do INSS. Conheça as redes sociais oficiais do INSS

Confira os endereços:

Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br

INSS

Prefeitura de Mossó

Benefícios do INSS com correção já podem ser consultados

O valor de benefícios e auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), referentes ao mês de janeiro, já pode ser conferido a partir desta terça-feira (23) pelos canais de atendimento do órgão. Nos extratos já constam os reajustes referentes ao aumento do salário mínimo e a correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Segundo divulgou o instituto, por meio de nota, os créditos para quem recebe até um salário mínimo começam a ser depositados no dia 25 de janeiro e terminam em 7 de fevereiro. São quase 26 milhões de beneficiários que terão o pagamento reajustado em 6,97%.

Quem recebe acima de R$ 1.412, valor do piso nacional, será pago em 1º de fevereiro. Esses beneficiários somam pouco mais de 13 milhões de pessoas, que terão um aumento de 3,71%.

Agência Brasil

Gelo Camelo

Idosos com mais de 65 anos de idade e pessoas com deficiência têm direito ao BPC

Idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é a garantia de um auxílio de um salário mínimo por mês. No caso de pessoas com deficiência, a condição tem que ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo.

Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário mínimo. O beneficiário deve estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), que deve ser feito antes de solicitar o benefício. Não é necessário ter contribuído ao INSS para requerer o benefício. As pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no instituto.

INSS

Bazar Flor de Lis

INSS concede pensão por morte em 12h

O reconhecimento de direitos de forma automática no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem possibilitado que as pessoas estejam com o cadastro em dia recebam o benefício em um pequeno espaço de tempo. Em 12h, uma pensão por morte foi concedida de forma automática.
O caso ocorreu em em uma cidade na Bahia. Casada oficialmente, R.A.C, de 60 anos de idade, perdeu o marido J.C.B. de 79 anos em 2 de julho. Um mês depois da morte do marido, a viúva deu entrada no requerimento pelo aplicativo Meu INSS. No dia seguinte, com uma diferença de 12 horas, o benefício foi concedido.

A rapidez na concessão ocorreu porque a certidão de casamento do casal estava registrada no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) e quando o marido faleceu a certidão de óbito foi cadastrada no Sirc também. Por conta do cruzamento de dados realizado pela automação, também conhecida como “robô”, na base governamental e a integração com os sistemas do INSS, o benefício foi concedido em poucas horas.

INSS

Gelo Camelo

Vai piorar

Li agora na Folha de São Paulo que o INSS pode revisar e cortar benefícios por incapacidade e assistenciais mesmo após o prazo de dez anos da concessão. O entendimento está em resolução do CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social) publicada no Diário Oficial da União da quarta-feira (2), que uniformiza a regras para quem recorre ao conselho.

É o amor.

Leia vc também para não dizer que é mentira minha. FOLHA

Bazar Flor de Lis

INSS começou a pagar o 13º salário

Foto: Marcello Casal Jr (Ag.Brasil)

Desde a segunda-feira (26/6), os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de até um salário-mínimo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber a segunda parcela do 13º salário, que será creditada junto com o pagamento do mês de maio. Os valores são para os segurados que tenham com a numeração final do Número de Identificação Social (NIS) 1. Os depósitos serão efetuados até 7 de julho, conforme cronograma (quadro abaixo).

Para as pessoas que recebem acima de um salário-mínimo, os pagamentos irão iniciar em 3 de julho e vão até o dia 7. A consulta do valor referente ao 13º pode ser checada online no aplicativo ou site Meu INSS e o saque pode ser feito em caixas eletrônicos e casas lotéricas.

Final1234567890
Data26/627/628/629/630/63/74/75/76/77/7

Acima de UM salário

Final1 e 62 e 73 e 84 e 95 e 0
Data3/74/75/76/77/7

Governo Federal do Brasil

Prefeitura de Mossó

INSS faz mutirão do BPC em quatro cidades no final de semana 24 e 25 de junho

No final de semana, dias 24 e 25 de junho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizará mutirões para agilizar a análise de benefícios assistenciais para pessoas com deficiência em Imperatriz (MA), Porto Velho (RO), Ariquemes (RO) e Santos (SP).

A iniciativa tem como foco a redução da fila de estoque dos benefícios pendentes de avaliação social, que é uma das etapas para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Os atendimentos são feitos mediante agendamento pelo número de telefone 135.
A ação acontece nas APS de Imperatriz (MA), Porto Velho (RO), Ariquemes (RO) e Santos (SP) com a presença de 53 assistentes sociais confirmados nas diferentes localidades.

Os mutirões para acelerar a análise desses benefícios já foram realizados nas cidades de Caruaru (PE), Pelotas (RS), Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM). Os próximos mutirões serão realizados em Montes Claros (MG), nos dias 1 e 2 de julho.

Confira as datas:
24 e 26/6: Imperatriz (MA), Porto Velho (RO) e Santos (SP)
1 e 2/7: Montes Claros

INSS

Gelo Camelo

Mil novos servidores serão nomeados nos próximos dias pelo INSS. Veja quantos em cada Estado

A nomeação dos novos mil servidores aprovados no último concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão liberadas e devem ser publicadas no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Os contratados terão uma remuneração inicial de até R$ 5.905,79 para jornada de trabalho de 40 horas. 

Conforme lista final de aprovados, a distribuição será feita da seguinte forma:

  • Acre – 10
  • Alagoas – 13
  • Amapá – 11
  • Amazonas – 57
  • Bahia – 51
  • Ceará – 25
  • Distrito Federal – 8
  • Espírito Santo – 11
  • Goiás – 14
  • Maranhão – 24
  • Mato Grosso – 22
  • Mato Grosso do Sul – 14
  • Minas Gerais – 122
  • Pará – 58
  • Paraíba – 16
  • Paraná – 32
  • Pernambuco – 31
  • Piauí – 10
  • Rio de Janeiro – 192
  • Rio Grande do Norte – 16
  • Rio Grande do Sul – 48
  • Rondônia – 20
  • Roraima – 12
  • Santa Catarina – 30
  • Sergipe – 6
  • Tocantins – 13
  • São Paulo – 137

INSS

Bazar Flor de Lis