Brasileiros estarão na lista para deixar Gaza nesta sexta-feira

Os 34 brasileiros que aguardam para deixar a Faixa de Gaza estarão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira nesta sexta-feira (10). A informação foi dada pelo Ministério das Relações Exteriores, após conversa do ministro Mauro Vieira com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen.

Agência Brasil

Gelo Camelo

Grupo de 33 brasileiros é resgatado da Cisjordânia, na Palestina

Representação brasileira em Ramala

A Operação Voltando em Paz realizou na quarta-feira (1°) mais uma ação para repatriar brasileiros da zona de conflito no Oriente Médio, dessa vez da Cisjordânia. Foram resgatados 33 brasileiros de 12 famílias (12 homens, 10 mulheres e 11 crianças) que manifestaram interesse em deixar a Palestina.  

Eles foram conduzidos em vans e ônibus de 11 cidades diferentes da Cisjordânia até a cidade de Jericó. De lá, todos cruzaram a fronteira em um ônibus fretado pelo governo brasileiro até Amã, a capital da Jordânia, em um deslocamento de pouco mais de uma hora.  

O embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas, informou que os veículos foram identificados com a bandeira do Brasil para evitar bombardeios. “Para fins de segurança, as placas, trajetos e listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel”, destacou.  

Os brasileiros já embarcaram no Aeroporto Internacional Queen Alia, em Amã, em uma aeronave cedida pela Presidência da República, e devem pousar na Base Aérea de Brasília às 5h30 desta quinta-feira (2). Já no território nacional, eles seguirão para cinco capitais – São Paulo, Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro e Curitiba –, além de Foz do Iguaçu (PR).  

Agência Brasil

Bazar Flor de Lis

Brasileiros podem deixar Gaza nesta segunda-feira, diz embaixador

Foto Joedson Alves/Agência Brasil

O embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas, disse no domingo (15) esperar que os brasileiros que aguardam repatriação na Faixa de Gaza possam atravessar a fronteira para o Egito, em passagem próxima à cidade de Rafah, na segunda-feira (16). Segundo ele, a embaixada recebeu a informação de brasileiros que estão em Gaza de que “circulam rumores” de que a fronteira será aberta na segunda, e também confirmou essa informação por outro canal.

Um de 28 pessoas, 22 brasileiros e seis palestinos com residência no Brasil, segue abrigado nas cidades de Rafah e Khan Yunis, no sul de Gaza, aguardando autorização para cruzar a fronteira.

Agência Brasil

Gelo Camelo

Brasileiros chegam ao sul de Gaza após dia de tensão, mostra Folha de São Paulo

Ônibus do Itamaraty fretado para brasileiros (Folha de São Paulo)

Após uma saga iniciada na quarta (11), grupo de brasileiros refugiado pelo Itamaraty numa escola católica da cidade de Gaza conseguiu deixar o local e chegou a uma região fora da zona de exclusão determinada por Israel.

O grupo deveria ter partido na manhã deste sábado (14, madrugada no Brasil), mas bombardeios israelenses justamente contra Khan Yunis, a cidade por onde passariam na sua tentativa de cruzar a fronteira para o Egito no posto de Rafah, ainda mais ao sul da capital, impediram.

Eles deverão agora ficar na casa de uma das famílias de nacionalidade brasileira da cidade, que também pediram para serem evacuados de Gaza.

Folha de São Paulo

Bazar Flor de Lis