Cosern instala 76 equipamentos novos em 18 municípios do RN

Foto: Cosern/divulgação

A Cosern está empregando tecnologia para minimizar os impactos de interferências de fatores externos, como queda de árvores e abalroamento de veículos em postes, por exemplo.

Uma das apostas mais eficientes da distribuidora é o “Self-Healing” (auto reconfiguração, em inglês), uma tecnologia que permite a recomposição automática da rede para restabelecer o fornecimento de energia em menos de 60 segundos.

Em 2020, a Cosern instalou 269 equipamentos telecomandados na rede elétrica do estado. De janeiro até 27 de abril, já foram instalados mais 76 equipamentos desse tipo em 18 municípios, beneficiando 185 mil famílias em todas as regiões do estado. No total, a Cosern já tem 1.445 equipamentos telecomandados em toda rede elétrica.

De acordo com Francis Mary Freire de Souza, engenheira eletricista responsável pela área de Desempenho da Cosern, “esse investimento em Self Healing faz parte das iniciativas da Cosern para adequação ao conceito de Smart Grids (redes inteligentes), tendência mundial na distribuição de energia elétrica”. ​​​

Melhora na qualidade do fornecimento
Com esse e outros investimentos em tecnologia, a qualidade do serviço prestado pela Cosern melhorou cerca de 460% de 1997, ano da privatização, para cá. Na última pesquisa realizada pela Abradee – Associação das Distribuidoras de Energia Elétrica do Brasil, divulgada no segundo semestre de 2020, a Cosern obteve um Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP), 82,5, 4ª posição no Brasil. Em março, a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, reconheceu a Cosern como uma das três melhores distribuidoras do Brasil e a melhor do Nordeste com mais de 400 clientes, em qualidade do fornecimento.

Bazar Flor de Lis

BENEFÍCIOS DA PRIVATIZAÇÃO – Em mais de 59 anos de história, Cosern alcança seu melhor desempenho

A Cosern foi reconhecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como uma das três melhores distribuidoras do Brasil em qualidade de fornecimento de energia elétrica. O anúncio do ranking foi feito na última segunda-feira (16), Dia Mundial do Consumidor.

A classificação é elaborada com base no Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – Tempo que, em média, no período de observação, cada unidade consumidora ficou sem energia elétrica) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – Número de interrupções ocorridas, em média, no período de observação) em relação aos limites estabelecidos para a sua área de concessão, determinados pelas resoluções autorizativas da Aneel.

O DGC da Cosern foi de 0,62 numa escala que vai de 0 a 2. Quanto menor o DGC, melhor a avaliação da empresa, pois significa que menor foi o seu desvio em relação ao que estabeleceu o órgão regulador.

Enquanto que no Brasil como um todo os consumidores ficaram 11,50 horas em média sem energia (DEC) no ano, para os potiguares atendidos pela Cosern esse índice foi de apenas 9,20 horas. De forma geral, o serviço de fornecimento de eletricidade da Cosern permaneceu disponível por 99,9% do tempo, na média – o que representa uma melhoria de 9,8% em relação a 2019.

Já a frequência (FEC) das interrupções da Cosern se manteve em trajetória decrescente, reduzindo de 4,96 interrupções em 2019 para 3,85 interrupções em média por consumidor em 2020, o que significa uma melhora de 22% no período.

Os dois indicadores de qualidade ficaram abaixo dos limites estabelecidos pela Aneel. Em mais de 59 anos de história da Cosern, esse é o melhor desempenho da Empresa.

Para Márcio Caires, Diretor-Presidente da Cosern, esse reconhecimento da Aneel é resultado de um trabalho coletivo de muito esforço de todos os colaboradores da Cosern e de um plano de investimentos focado na melhoria contínua do fornecimento de energia elétrica para os potiguares.

“O ranking é um instrumento que, ao mesmo tempo que orgulha a todos, nos desafia e a sermos cada vez melhores na prestação de um serviço essencial ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte, como a distribuição de energia elétrica”, comentou o presidente.

Como foi feita a avaliação
A Aneel avaliou todas as concessionárias do país no período de janeiro a dezembro de 2020, divididas em dois grupos: concessionárias de grande porte, com número de unidades consumidoras maior que 400 mil (caso da Cosern, que tem 1,4 milhão de clientes); e concessionárias de menor porte, com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil.
Das empresas de grande porte, a campeã foi a Companhia Jaguari de Energia (CPFL Santa Cruz), seguida por Centrais Elétricas do Pará (Equatorial PA), com terceira posição empatada entre a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) e a Energisa Sul-Sudeste – Distribuidora de Energia (ESS).

Foto: Canindé Soares/Cosern/divulgação
Com informações da Assessoria de Imprensa da Cosern

Prefeitura de Mossó

Cosern amplia rede elétrica em 12 municípios do Alto Oeste Potiguar

A Cosern intensificou o trabalho de ampliação e modernização da rede elétrica em 12 municípios da Região do Alto Oeste Potiguar. Os benefícios maiores das obras são o reforço da segurança com a população e a confiabilidade do sistema elétrico para cerca de 142.000 potiguares em Alexandria, Antônio Martins, Apodi, Caraúbas, Frutuoso Gomes, José da Penha, Major Sales, Martins, Paraná, Rodolfo Fernandes, São Miguel e Umarizal.

Ao todo, nos 12 municípios, foram substituídos 11 quilômetros de cabos antigos de baixa tensão por uma nova rede do tipo multiplexada (mais compacta e de melhor convívio com os galhos das árvores, evitando podas desnecessárias) e outros 12 quilômetros de cabos de média tensão por redes do tipo “spacer”, mais compacta e que oferece maior grau de segurança à população. Além disso, cerca de 40 quilômetros de redes elétricas novas foram construídos pela Cosern nos referidos municípios.

Entre os benefícios para a população também está o reforço no fornecimento de energia elétrica para hospitais, postos de saúde, UPAs e maternidades, como as de Apodi e de Alexandria.

“As obras foram executadas cumprindo todos os protocolos de segurança e prevenção à COVID-19, definidos pelas autoridades sanitárias e pela Neoenergia”, lembra Antônio Carlos Queiroz, Superintendente de Serviços Técnicos da Cosern.

“A Cosern vem, de maneira consistente, investindo também em tecnologia e inovação, dando autonomia e inteligência à rede elétrica por meio do Self Healing, que permite o restabelecimento automático do fornecimento de energia após um defeito. Isso tem trazido benefícios significativos para a qualidade do fornecimento de energia ao cliente potiguar”, lembra o Superintendente”.

A concessionária também instalou 38 novos religadores telecomandados em toda a região do Alto Oeste. Esses equipamentos recebem uma tecnologia batizada de “Self Healing” (auto religação, em inglês) que identifica, em segundos, possíveis defeitos na rede elétrica em ambos os sentidos, reconfigura a rede automaticamente através de chaveamento de outros equipamentos e diminui o tempo de reestabelecimento do fornecimento de energia elétrica para os clientes.

A Cosern ressalta que a população sempre mantenha distância da rede elétrica. Para outras orientações de segurança, acesse o site http://www.cosern.com.br

Com informações da Assessoria de Imprensa da Cosern.

Gelo Camelo

Cosern dá mais prazo para consumidor de baixa renda negociar contas atrasadas

Para evitar corte de energia nas casas do consumidor de baixa renda, a Cosern está aumentando prazo de negociação das contas de quem está devendo mensalidades atrasadas.

Segundo a empresa, os consumidores com faturas em aberto estão sendo reavisados e, portanto, têm a oportunidade de negociar os débitos durante esta semana e evitar a suspensão do fornecimento.

Como forma de facilitar a quitação de dívidas, a concessionária está oferecendo condições diferenciadas. Exclusivamente para os clientes baixa renda, a empresa zerou os juros de financiamento.

Leia mais informações diretamente no site da Cosern – http://bit.ly/2LKKMAV

Bazar Flor de Lis