Elisângela Câmara Rodrigues nasceu em 28 de novembro de 1974 na cidade de Pedro Avelino, Região Central do Rio Grande do Norte.
Filha de comerciante e de servidora pública da Fundação José Augusto, iniciou na vida escolar pelos colégios Pinguinho de Gente, Abel Furtado e Josefa Sampaio Marinho, onde concluiu o primeiro grau, todos no seu município.
Na idade do ensino médio, enviada pelos pais para capital, Elisângela estudou nos colégios Hipócrates, Imaculada Conceição (CIC), Floriano Cavalcante e em seguida fez faculdade de marketing na UNP.
A política sempre esteve presente em sua vida. Um de seus tios e sua irmã foram presidentes da Câmara de Vereadores de Pedro Avelino, e outro tio foi candidato a prefeito, tendo em todas essas ocasiões a casa do seu pai como um dos pontos de aglutinação das campanhas. Em Natal, Elisângela também faz parte de um grupo político que, em 2013, fundou o Partido Solidariedade no Rio Grande do Norte.
“Desde sempre eu percebi como é difícil para as mulheres participarem da política. Veja que este ano não temos nenhuma mulher candidata a presidente com chance de vitória”, diz.
“Entrar na política é uma tarefa complicada cujos obstáculos já começam na hora da decisão de ser candidata. Acompanhando a rotina do partido Solidariedade eu vejo muito isso…poucas são as campanhas que começam e conseguem ir até o fim. Acho que a participação das mulheres na política deve ser uma construção. Nesse primeiro momento devemos incentivar mais e mais mulheres a serem candidatas e assimilar como funciona a dinâmica de uma candidatura, participar, dar o exemplo. Quanto mais mulheres forem candidatas, mais outras mulheres vão se sentir confiantes e entrar na disputa”, explica.