Direita ganha eleições no Equador

Daniel Noboa é o novo presidente do Equador – Imagem Folha de São Paulo

A Folha de São Paulo divulgou a vitória eleitoral da Direita nas eleições para presidente do Equador.

Segundo a notícia, aos 35 anos, o empresário e ex-deputado de centro-direita Daniel Noboa realizou o sonho de seu pai e se tornou o presidente mais jovem da história do Equador. Após uma das campanhas mais conturbadas do país, com eleições antecipadas e um presidenciável assassinado, o liberal venceu o segundo turno no domingo 15.

Com 95% das urnas apuradas, ele contabilizou 52% dos votos válidos, contra 48% de Luisa González, candidata de esquerda ligada ao ex-presidente Rafael Correa, que comandou a nação por uma década de 2007 a 2017 e hoje está asilado na Bélgica após ser condenado por corrupção, se dizendo perseguido.

Folha de São Paulo

Gelo Camelo

Complexo Eólico Oeste Seridó terá de fazer nova audiência pública em Parelhas e Equador

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Idema que realize uma nova audiência pública sobre o Complexo Eólico Oeste Seridó – Fase 2.

Para emitir a recomendação o MPRN levou em consideração o fato de que a audiência anterior, realizada em 23 de março de 2023, não ter atingido tais objetivos, pela quase ausente participação popular.

A ausência de representantes da sociedade civil na respectiva audiência pública pode ter sido ocasionada por falha na divulgação ou pelo momento sensível vivido, considerando a crise na segurança pública enfrentada pelo Estado do Rio Grande do Norte em meados do mês de março de 2023.

A data da nova audiência deve ser amplamente divulgada nos Municípios de Parelhas e Equador.

O MPRN quer que o órgão apresente o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e discuta a viabilidade de implantação do complexo com cidadãos e representantes da sociedade civil organizada, além de especialistas no tema.

MPRN

Bazar Flor de Lis