Brasília e Fernando de Noronha não participam das Eleições 2024

Mais de 2.150 quilômetros separam a capital da República, Brasília, do arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Apesar da distância física, as duas localidades estão unidas por uma característica peculiar ligada ao cenário eleitoral: ao contrário do restante do país, ambas não terão eleições em 2024. Isso acontece porque nem a capital do Brasil nem o conjunto de ilhas são considerados municípios. Logo, não elegem prefeitos nem vereadores.

Brasília foi construída exclusivamente para ser a capital do país e nasceu como unidade federativa autônoma, sem divisão em municípios. A gestão da cidade, inaugurada em 1960, fica a cargo do Governo do Distrito Federal (GDF), responsável por funções normalmente destinadas a prefeituras – como gerenciar a saúde, a educação, o transporte público, entre outras áreas. A Lei Orgânica do Distrito Federal traz as definições.

Já em Fernando de Noronha, a ausência de eleições municipais no pleito deste ano é justificada pela sua condição de distrito estadual. As ilhas do arquipélago formam uma Área de Preservação Permanente (APP), cuja gestão é exercida pelo Distrito Estadual de Fernando de Noronha, vinculado ao estado de Pernambuco. O artigo 96 da Constituição Estadual explica com mais detalhes a natureza jurídica do local.

TSE

Gelo Camelo

Novo restaurante em Fernando de Noronha

Chef Fernanda Wiethaeuper comanda novo restaurante de Noronha

Localizado na Baía de Santo Antônio, na Ilha de Fernando de Noronha-PE, o restaurante Paiol abriu na quarta-feira (28), no Forte Noronha. A chef é Fernanda Wiethaeuper, que vai comandar uma operação inicialmente com cardápio especial e em sistema soft opening no horário das 16h às 22h. Um dos atrativos do mais novo equipamento de turismo do Brasil, o restaurante integra a experiência cultural do Forte Noronha, surpreendendo os visitantes com gastronomia autoral.

Bazar Flor de Lis