
Flávio Dino, defensor do comunismo, foi empossado como ministro do Supremo Tribunal Federal na tarde de quinta-feira, 22 de fevereiro, em Brasília. Dino é aliado de Lula e foi ministro da Justiça do Governo Lula.
A Folha de São Paulo publicou notícia mostrando a força do Nordeste na atual gestão do Governo Lula. Cinco ex-governadores da região são ministros de destaque na gestão do petista. Wellington Dias do Piauí, Rui Costa da Bahia, Camilo Santana do Ceará, Flávio Dino do Maranhão e Renan Filho de Alagoas.
Lula teve 12,5 milhões de votos no Nordeste.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento de pedido de investigação apresentado pelo deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG) contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, por suposta omissão nos atos antidemocráticos do último dia 8/1. A decisão se deu na Petição (PET) 10829.
Segundo o ministro Alexandre de Moraes, não há nos autos indícios mínimos da prática de crime por parte de Dino nem a indicação de meios, tempo e lugar em que supostas condutas teriam sido realizadas. Em seu entendimento, não existe qualquer outra informação relevante que justifique a instauração de inquérito.
O ministro destacou ainda que a instauração ou a manutenção de investigação criminal sem justa causa constitui injusto e grave constrangimento a pessoa investigada.