A Folha de São Paulo está avisando

Carlos Kawall, 60, ex-secretário de Tesouro Nacional no governo Lula (Foto Folha de São Paulo)

“Se os diretores do Banco Central defenderem cortes mais intensos de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária-Copom por pressão política, ignorando os fundamentos elencados na última ata, haverá sério risco para inflação, alerta Carlos Kawall, ex-secretário do Tesouro Nacional.

Em entrevista à Folha, o economista ressalta que o documento divulgado na terça-feira (8) delimitou condições objetivas a serem avaliadas pelos membros do colegiado na definição dos próximos passos. Para ele, desrespeitar tais critérios seria uma oportunidade perdida de fazer um processo de flexibilização monetária sem ruídos.”

Folha de São Paulo.

Gelo Camelo

Uma das piores coisas da vida

Uma das piores coisas na vida de uma pessoa é viver em um ambiente de inflação. Eu vivi a época da inflação. Coisa horrível. O dinheiro de hoje não valia nada amanhã. Quem é rico, na inflação, ainda tem como proteger o dinheiro, tangendo o patrimônio daqui para ali, para onde houver oportunidade de lucro. Mas o pobre, no ambiente inflacionário, fica mais pobre a cada dia.

Uma das piores coisas da vida é a inflação.

Bazar Flor de Lis

IBGE diz que inflação caiu

Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

A inflação oficial do mês de junho caiu 0,08%, ficando 0,31 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de 0,23% registrada em maio. Essa é a menor variação para o mês de junho desde 2017, quando o índice foi de -0,23%. No ano, o IPCA acumula alta de 2,87% e, nos últimos 12 meses, de 3,16%, abaixo dos 3,94% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em junho de 2022, a variação havia sido de 0,67%. 

IBGE

Prefeitura de Mossó

Inflação tem alta de 0,54% em janeiro, maior para o mês desde 2016

Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

A inflação desacelerou para 0,54% em janeiro, após ficar em 0,73% em dezembro. Esse foi o maior resultado para o mês de janeiro desde 2016 (1,27%). Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 10,38%, acima dos 10,06% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2021, a variação mensal foi de 0,25%. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado hoje (9) pelo IBGE.

Gelo Camelo