Ministério de Fábio Faria instala sinal digital em Barcelona, Baía Formosa e Santo Antônio

Nesta semana, o Ministério das Comunicações (MCom) iniciou o Digitaliza na Estrada, projeto itinerante que vai passar pelos municípios que aderiram ao programa e que já contam com a antena de sinal digital instalada, dentro do programa do programa Digitaliza Brasil.

Após passar por Barcelona (RN) – ponto de partida do percurso – o projeto irá, nesta terça (18/1), ativar o sinal digital nos municípios potiguares de Baía Formosa e Santo Antônio.

Ao todo, serão percorridos cerca de 7 mil quilômetros em seis estados: Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Piauí, Maranhão e Alagoas.

Gelo Camelo

Ministério de Fábio Faria fez evento em Natal nesta quinta-feira

Fotos: Cleverson Oliveira

O Ministério das Comunicações (MCom) promoveu, nesta quinta-feira (16/12), no Midway Mall, em Natal (RN), cerimônia com demonstrações de projetos utilizando a internet 5G. O evento marcou a implementação da tecnologia em perímetro específico da capital potiguar, além de testes com luminárias inteligentes e demonstrações de casos de uso da nova geração de redes móveis.

“Com a chegada do 5G, nós teremos uma oportunidade de preparar as nossas crianças e jovens para o novo mundo que está chegando”, comemorou o ministro do MCom, Fábio Faria, ao destacar que em Natal, a Brisanet começa a instalar os equipamentos ainda este ano para, até julho do ano que vem, cobrir toda a área metropolitana da capital.

Bazar Flor de Lis

Ministro de Bolsonaro inaugura estação de televisão hoje no RN

O ministro das Comunicações (MCom), Fábio Faria, inaugura, na segunda-feira (27), em Tenente Ananias, no Rio Grande do Norte, a primeira estação de televisão digital, pelo programa Digitaliza Brasil. A ação marca a última fase da transição da TV analógica para a TV Digital e irá beneficiar toda a região. Na cidade vizinha, Pau dos Ferros, o ministro participa de solenidade conjunta com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Com o programa Digitaliza Brasil, o MCom está levando o sinal digital para 1.638 municípios em todo o país que, até hoje, só transmitem em sinal analógico. O processo de digitalização nessas localidades será concluído até 2022 e irá beneficiar mais de 23 milhões de brasileiros. As primeiras cidades convocadas para aderir ao Digitaliza Brasil são da região Nordeste. A pasta já lançou quatro editais do programa que contemplam 580 cidades de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Nesta semana, o MCom avançou em mais uma etapa do programa, chegando agora à região Sudeste. A pasta abriu edital para 470 cidades de Minas Gerais que até hoje contam apenas com a transmissão analógica do sinal de televisão. Os municípios dessa fase 1.4 poderão solicitar adesão ao programa entre os dias 11 de outubro e 11 de novembro.

Mil dias de governo – De Tenente Ananias o ministro segue na terça-feira (28) para o assentamento Maísa, em Mossoró (RN). Lá serão realizadas entregas que marcam a conclusão do ciclo de mil dias do Governo Federal. Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro fará participação ao vivo, por meio de videochamada, para o ministro.

No local, o ministro inaugura a conexão via satélite que vai garantir internet banda larga gratuita, por meio do programa Wi-Fi Brasil. Além disso, será formalizada a doação de 100 computadores, por meio do programa Computadores para Inclusão, para a implantação de laboratórios de informática em oito escolas, beneficiando mais de mil alunos. As máquinas chegam juntos com a instalação da torre de celular e das antenas para conexão via satélite, com internet banda larga, via programa Wi-Fi Brasil, nas comunidades de Maísa e Alagoinha.

Gelo Camelo

Prefeituras do CE, PI e RN já podem aderir ao Digitaliza Brasil de graça

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou edital de convocação do programa Digitaliza Brasil

A chamada é direcionada a 73 municípios do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte que já podem se manifestar para receber – sem qualquer custo – a instalação completa da infraestrutura que leva o sinal digital da TV para a população. O prazo para envio de manifestações se encerra em 21 de julho.

“Nós vamos trocar todas as antenas analógicas por antenas digitais. As pessoas que ainda estão na era analógica não podem usufruir das novidades e benefícios que a TV digital traz, então vamos mudar esse cenário”, ressaltou o ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante lançamento do edital na última semana em Mossoró (RN).

O formulário de adesão é simplificado e está disponível no endereço: www.gov.br/mcom/digitalizabrasil. As prefeituras que forem qualificadas vão receber os equipamentos de transmissão destinados à digitalização das estações analógicas em operação e, adicionalmente, a instalação de mais dois canais, um para a transmissão de conteúdos da Empresa Brasil de Comunicação e outro para o conteúdo da Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.

Bazar Flor de Lis

Ao lado do filho de Bolsonaro, ministro Fábio Faria visita EUA

Fábio Faria e Flávio Bolsonaro participam de missão do Governo Brasileiro nos EUA

O Ministro das Comunicações do Governo Bolsonaro, Fábio Faria, viajou em missão oficial para conhecer a experiência dos Estados Unidos na implementação da tecnologia 5G.

A comitiva oficial é composta pelos senadores Flávio Bolsonaro e Ciro Nogueira – que integram as comissões de Assuntos Econômicos e de Relações Exteriores do Senado – e pelos ministros do TCU Walton Alencar, Raimundo Carreiro e Bruno Dantas. Além deles, representantes da Presidência da República e dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores integram o grupo.

Com informações do Ministério das Comunicações

Gelo Camelo

Ministério das Comunicações estabelece que celulares venham com FM habilitado

O Ministério das Comunicações estabeleceu medidas para garantir que a recepção de rádio FM esteja habilitada em telefones celulares produzidos e comercializados no Brasil. A portaria, que é válida para os novos modelos que serão fabricados, foi assinada nesta terça-feira (4) pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, que destacou a relevância da ação.

“Assinamos hoje uma portaria sobre FM nos celulares, pleito antigo do setor de radiodifusão. Cerca de 90% dos celulares do Brasil têm o rádio, mas em parte deles o recurso não está ativado. A portaria assegura que a funcionalidade não seja bloqueada e não gera nenhum custo adicional para as empresas. Com essa ligação, nós teremos condições de levar informações para todos os brasileiros. É uma ação voltada principalmente para quem vive em zonas mais remotas”, ressaltou o ministro.

A população será a maior beneficiada no processo, pois terá acesso às emissoras FM sem a necessidade de conexão à Internet ou consumo da franquia de dados. Logo, mais informação e conteúdo estarão disponíveis aos ouvintes de todo o país.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), em 2019, 83% dos modelos de aparelhos celulares produzidos no país já possuíam receptor de Rádio FM integrado. Com a nova regulamentação, estes equipamentos serão habilitados.

O secretário de radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão, ressaltou a importância desse veículo de comunicação. “O rádio é o meio de informação mais rápido e próximo da população. Seja nas grandes ou pequenas cidades do país, ele informa, entretém e presta serviços com qualidade e responsabilidade social”.

Ele também comentou a mudança que o ministério irá implantar. “Assegurar a recepção de FM nos smartphones alinha o Brasil com iniciativas já realizadas por outros países, protege o direito do consumidor e cumpre o dever constitucional de direito à informação para a população brasileira”, ressalta.

Com informações do Ministério das Comunicações

Bazar Flor de Lis

Divulgado calendário de retransmissão da Voz do Brasil para 2021

Ministério das Comunicações publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (7), o calendário de flexibilização ou dispensa de retransmissão do programa A Voz do Brasil para 2021.

O documento informa que, em caso de transmissão de partidas de futebol da Seleção Brasileira ou de clubes em nível estadual, nacional ou internacional, as emissoras ficam autorizadas a ter o horário de retransmissão da Voz do Brasil flexibilizado ou mesmo dispensado, essa última hipótese em situações específicas.

Também está prevista a dispensa em aniversários ou datas comemorativas de estados e municípios. Para isso, no dia em questão, as emissoras locais precisam transmitir ações ou eventos ligados aos festejos.

Flexibilização

O processo de flexibilização ou dispensa de retransmissão da Voz do Brasil teve início em 2018, quando foi sancionada a lei que alterou o horário de retransmissão obrigatória, anteriormente das 19h às 20h, para 19h às 21h.

Já em 2020 foi publicada nova portaria que definiu regras de flexibilização e dispensa de retransmissão obrigatória. Ainda em 2020 foi promovida consulta pública para auxiliar na elaboração do calendário. A sociedade pôde participar do processo indicando datas e eventos relevantes que poderiam constar no cronograma.

“A participação da população foi muito relevante durante todo o processo de definição do calendário. Vamos repetir anualmente essa consulta”, ressaltou o secretário de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão.

Tradição

A Voz do Brasil, o mais antigo do rádio brasileiro ainda no ar, pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), completou 85 anos em junho de 2020. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, exceto feriados.


Com informações do Ministério das Comunicações

Gelo Camelo