Com Reforma Tributária, compra e venda de carros e imóveis usados entre pessoas físicas não terá imposto

A regulamentação da Reforma Tributária prevê que a compra e venda de imóveis e carros usados por pessoas físicas continue isenta da cobrança de imposto sobre bens. O novo sistema vai criar o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) que irá recair sobre o consumo de bens e serviços.

Hoje, o vendedor ou comprador precisa apenas declarar a venda e aquisição do bem no Imposto de Renda, sendo o vendedor tributado sobre os ganhos.

Com o novo sistema, isso será mantido, já que a cobrança de IVA se dará apenas sobre consumo e não sobre patrimônio. No entanto, se for identificado que a pessoa física utiliza de compra e venda de imóveis ou veículos como uma forma de negócio, ela será tributada.

Jornal o Globo

Gelo Camelo

Fecomércio e Lide debatem a Reforma Tributária

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) e o LIDE RN (Grupo de Líderes Empresariais do Rio Grande do Norte) promovem o Encontro-Debate com o tema “Brasil em Foco: Debatendo a Reforma Tributária”, no dia 12 de junho, às 8h30, no Hotel Holiday Inn Natal. 

O evento contará com a participação de Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária do Governo Federal e mestre em economia, e de Carlos Eduardo Xavier, presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita, Tributação ou Economia dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) e secretário de Tributação do Rio Grande do Norte. A mediação do debate será realizada pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e pelo presidente do LIDE RN, Jean Valério. 

A reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional é um tema de extrema importância para a economia do país e do estado do Rio Grande do Norte, e o debate com especialistas renomados será uma oportunidade para que se possa compreender melhor as implicações das mudanças propostas no sistema tributário. 

Bazar Flor de Lis